Após mudanças da Google, STI divulga alternativas para armazenamento em nuvem e gravação de reuniões on-line

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Ceará tem anunciado uma série de alternativas para o armazenamento de dados em nuvem e gravações de aulas e reuniões on-line na Instituição. O objetivo é apresentar soluções à comunidade universitária, uma vez que, a partir de julho de 2022, passa a vigorar o novo limite de espaço de armazenamento definido pela Google para instituições de ensino.

Imagem: A partir de julho de 2022, passa a vigorar o novo limite de espaço de armazenamento definido pela Google para instituições de ensino (Imagem: Freepik)

Conforme publicado no Portal da UFC em dezembro do ano passado, a multinacional de serviços on-line decidiu modificar o programa Google Workspace for Education, que, até então, garantia espaço ilimitado para armazenamento em nuvem e serviços de e-mail para as instituições, disponibilizando diversas ferramentas tecnológicas para a comunidade.

Entretanto, por definição da Google, a partir de julho de 2022, o espaço total de armazenamento para cada instituição passará a ser limitado a 100 terabytes, o que impactará os percentuais utilizados por setores administrativos, estudantes e servidores docentes e técnicos da UFC. Além disso, foi encerrada a função de gravação premium gratuita de reuniões e aulas on-line, não tendo a empresa oferecido outros recursos para a gravação de reuniões on-line.

Por isso, a STI, por meio do Comitê Administrativo de Tecnologia da Informação (CATI), está elaborando novas políticas de armazenamento de dados, definindo, por exemplo, o limite para e-mail e Google Drive destinado a estudantes, servidores e setores da Universidade.

A partir de julho de 2022, quando entrarem em vigor as mudanças do Google Workspace for Education, contas (de e-mail e Google Drive) com armazenamento superior aos determinados pela nova política do CATI (veja os limites aqui) serão suspensas e terão o acesso bloqueado. Desde já, o usuário deve consultar a quantidade de espaço ocupado atualmente em sua conta institucional vinculada ao Google.

Paralelamente à construção das novas políticas, a STI, por meio do CATI, está orientando a comunidade a optar por medidas alternativas de armazenamento e de gravação de reuniões on-line, evitando-se maiores transtornos. Confira as dicas:

ALTERNATIVAS PARA ARMAZENAMENTO DOS DADOS EM NUVEM

ALTERNATIVAS PARA GRAVAÇÃO DE AULA E REUNIÕES ON-LINE

A STI compreende o transtorno que as medidas podem causar, mas reforça que está pronta para auxiliar e orientar a comunidade acadêmica nessa tarefa. Para isso, a superintendência disponibiliza um canal de comunicação via WhatsApp ou de ligação telefônica, através do número (85) 3366 9999. O contato também pode ser feito por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.