PROINTER apresenta Programa Empreende UFC em live nesta quarta (16); edital recebe inscrições até dia 25

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da Universidade Federal do Ceará apresentará, nesta quarta-feira (16), à comunidade universitária, o Programa Empreende UFC 2022. O programa de projetos de ideias inovadoras e sustentáveis recebe, até dia 25 de março, inscrições para concessão de 90 bolsas de estímulo ao empreendedorismo para estudantes de todos os cursos de graduação e campi da Instituição.

A live de apresentação do programa ocorrerá às 17h pelo canal da UFCTV no YouTube com a participação do pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; do coordenador de Empreendedorismo da PROINTER, Prof. Abraão Saraiva; do coordenador de Inovação Institucional da Pró-Reitoria, Bruno Matos; da analista de Tecnologia da Informação da Coordenadoria de Empreendedorismo, Tatieures Gomes, e da assistente em Administração da Coordenadoria de Empreendedorismo, Gervina Brady.

Imagem: estudantes em uma mesa ampla conversam entre si

De acordo com o Edital PROINTER PIBI nº 02/2022, referente ao programa Empreende UFC, serão selecionadas propostas de projetos de startups, negócios de impacto socioambiental, negócios de base tecnológica e spin-offs acadêmicas, com potencial de geração de produtos inovadores e sustentáveis para a sociedade (ambiental, social e economicamente).

O objetivo é capacitar e potencializar a atividade empreendedora dos estudantes, proporcionando oportunidades para a criação de novos negócios e estimulando a execução de ideias nas mais diversas áreas do conhecimento.

De acordo com o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, as organizações públicas e privadas têm demandado, cada vez mais, profissionais com competências empreendedoras e inovadoras: "O empreendedorismo e a inovação têm que ser parte hoje do pensamento dos universitários, independentemente do curso de formação. Ainda, enquanto servidores da Universidade, também podemos considerar essas áreas como alternativas complementares de desenvolvimento de carreira e de contribuição para a sociedade".

Imagem: Prédio do Condomínio do Empreendedorismo e Inovação da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)

O coordenador de Empreendedorismo da PROINTER, Prof. Abraão Saraiva, destaca os resultados da Universidade nas áreas: "A UFC tem dedicado esforços e executado estratégias para fortalecer o empreendedorismo no âmbito acadêmico e foi recentemente reconhecida entre os 10 destaques nacionais no Ranking de Universidades Empreendedoras e no Startup Awards 2021".

Duas categorias de projetos podem ser apoiadas pelo programa Empreende UFC 2022: líder estudante de graduação e líder estudante de pós-graduação ou servidor/pesquisador (docente ou técnico-administrativo). Cada projeto deve ser apresentado por equipes multidisciplinares formadas por até seis membros, contendo estudantes e, pelo menos, um servidor docente ou técnico-administrativo atuando como orientador.

Além da concessão de bolsas para estudantes de graduação, o programa Empreende UFC beneficia as equipes selecionadas através de capacitação para o desenvolvimento de negócios, por meio de workshops, palestras e estabelecimento de conexão entre os participantes e empreendedores, investidores e mentores nacionais e internacionais, assim como são disponibilizados às equipes ambientes criativos, organizados no formato de coworking, respeitando as restrições de biossegurança decorrentes da pandemia de covid-19.

Fonte: Prof. Abraão Freires Saraiva Júnior, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER/UFC – fone/WhatsApp: (85) 98824 6068 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.