Administração da UFC prestigia inauguração de expansão estrutural do Complexo do Pecém

O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, inaugurou ontem (10) nova expansão do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), localizado em São Gonçalo do Amarante. O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, esteve entre as autoridades convidadas para compor a mesa da solenidade do Executivo estadual, ao lado do governador, da vice-governadora, de ex-governadores de diferentes períodos da história do Ceará; de representantes dos três poderes nas esferas municipal, estadual e federal; de militares; e de administradores do porto.

Imagem: Foto do portão 2 (gate 2), uma das estruturas inauguradas ontem pelo Governo do Estado no Complexo Portuário do Pecém (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

As estruturas inauguradas mobilizaram um investimento de R$ 772,8 milhões e consistem em um novo portão de acesso (gate 2), uma ponte para os píeres (ponte 2) e um berço de atracação adicional (berço 10). A ampliação deve incrementar a capacidade operacional do terminal portuário cearense, que integra uma joint venture (empreendimento conjunto com finalidade comercial ou tecnológica) formada pelo Governo do Ceará e pelo Porto de Roterdã, na Holanda, o de maior movimentação em países ocidentais.

Prestes a completar 20 anos de existência, o complexo está ligado a sete linhas de cabotagem e três de longo alcance marítimo, tendo movimentado mais de 22 milhões de toneladas em cargas somente em 2021. De acordo com Danilo Serpa, presidente do CIPP, os resultados são a prova de que nem a pandemia parou o Pecém. "Mesmo em meio à segunda onda, no ano passado, quebramos todos os nossos recordes. Pela primeira vez, ultrapassamos o Porto de Suape (PE) em movimentação", assinalou o dirigente.

Em seguida, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, relembrou sua própria fala quando da inauguração do porto. "Terminei meu discurso naquela época pedindo que Deus abençoasse o Porto do Pecém. E hoje preciso reconhecer que o Ceará inteiro é abençoado. O Ceará que estamos vivendo é resultado de inteligência, de dedicação e do amor de várias gerações de responsáveis por tudo isso aqui", disse o titular da pasta.

Agraciados pelo governador Camilo Santana com placas de homenagem pela contribuição dada ao Ceará durante seus governos, os ex-governadores Tasso Jereissati (1987 a 1991 e 1995 a 2002), Ciro Gomes (1991 a 1994) e Cid Gomes (2007 a 2015) também foram convidados a expressar suas impressões sobre a importância do Porto do Pecém para o modelo de desenvolvimento do Estado. O clima geral era de sensação de continuidade, uma vez que a consolidação e o crescimento do complexo, hoje associado ao maior porto do Ocidente, atravessaram vários governos

Imagem: O reitor da UFC, Cândido Albuquerque (5º da esquerda para a direita) prestigiou a solenidade de inauguração conduzida pelo governador Camilo Santana, que contou com a presença de ex-governadores, representantes dos três poderes, militares e administradores do porto. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

Camilo Santana disse que as três obras inauguradas fazem parte de uma "trinca" de hubs estratégicos há muito sonhados para o Ceará: aéreo, tecnológico e portuário; também aproveitou para anunciar ampliações rodoviárias que atenderão à Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que ladeia o empreendimento portuário. Já a vice-governadora Izolda Cela destacou, em sua fala, "uma cultura de compromisso com ações, projetos e políticas que movimentam o Estado em direção ao desenvolvimento, sem esquecer de olhar por quem mais precisa".

"Somos hoje o segundo ponto mais conectado do planeta, estamos com protocolos de entendimento assinados com grandes plêiades internacionais para a produção de hidrogênio verde e de energias renováveis. Somos um Estado que planeja. Tudo isso foi consequência do olhar de homens visionários, com grande espírito público", reconheceu o governador, mirando seus antecessores. O governador antecipou ainda que, para dar andamento ao polo de hidrogênio, a geração de energias limpas terá que ser estendida por todo o Ceará, inclusive no Interior.

Confira a matéria da UFCTV sobre os novos espaços do complexo:

O Prof. Cândido Albuquerque lembrou que a UFC esteve presente na construção e no desenvolvimento do porto desde a sua gênese, notadamente pela participação de professores e pesquisadores do Centro de Tecnologia. Um deles, Erasmo Pitombeira, professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DEHA), falecido em 2017, foi diretor-presidente da Companhia de Integração Portuária do Ceará (Ceará Portos) e responsável pela administração do complexo.

"Temos também um grande programa de estágio em parceria com a CSP, que possibilita aos nossos alunos de diferentes áreas agregar conhecimentos à formação por meio do aprendizado prático. O Pecém é estratégico para o crescimento do Ceará, e onde tiver um empreendimento desse porte, a academia (e consequentemente a UFC) deve estar", sintetizou o reitor.