Documento prorroga, até 17/02, autorização para que chefias decidam sobre regime de trabalho; unidades devem planejar retorno presencial

A Universidade Federal do Ceará publicou nesta sexta-feira (11) a Portaria nº 39/2022, que prorroga até 17 de fevereiro de 2022 a autorização institucional às chefias imediatas para que decidam sobre o regime de trabalho dos servidores lotados em suas unidades.

O documento, assinado pelo reitor Cândido Albuquerque, também determina que as chefias promovam um planejamento de retorno gradual ao trabalho presencial, a partir do dia 18 deste mês, nas unidades que ainda contam com servidores na modalidade remota, a fim de viabilizar as condições para o início do ano letivo de 2022.

ft 220131 reitoria gr

A nova portaria leva em consideração a continuidade da pandemia de covid-19 por conta da variante Ômicron; os diversos quadros virais e cepas ainda presentes no cenário de saúde do Ceará; a necessidade de adequar as relações de trabalho ao quadro pandêmico; e a importância de providências preparatórias para o início do semestre letivo de 2022, previsto para 16 de março.

Até o dia 17 de fevereiro, as chefias imediatas ainda estão autorizadas a decidir qual o regime de trabalho (presencial ou remoto) mais adequado para cada setor, adaptando-o às necessidades organizacionais com o uso de opções como teletrabalho integral ou revezamento.

De acordo com a administração superior, a UFC continua realizando o monitoramento das atividades letivas e dos indicadores da pandemia, mantendo-se sempre atenta e cuidadosa nas providências a serem tomadas para a proteção de estudantes, servidores docentes, servidores técnico-administrativos e colaboradores.

Com o retorno das atividades acadêmicas presenciais previsto para 16 de março, a gestão tem dedicado esforços para viabilizar as medidas necessárias para a segurança da comunidade acadêmica, levando em conta as recomendações das autoridades sanitárias e as orientações técnico-consultivas do nosso Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. Quaisquer mudanças nos instrumentos normativos serão comunicadas, amplamente e em tempo real, a todos os segmentos acadêmicos.