Academia Cearense de Economia é instalada na Reitoria; 20 economistas compõem colegiado

A Universidade Federal do Ceará sediou nesta terça-feira (15), no Auditório da Reitoria, a solenidade de instalação formal da Academia Cearense de Economia (ACE), na qual foram empossados os 20 acadêmicos fundadores do órgão colegiado. O corpo de membros inclui homens e mulheres com trajetórias de grande contribuição para a economia do Ceará e histórico de colaboração com os setores público e privado, em áreas como pesquisa, docência, planejamento e gestão.

Na presença do reitor da UFC, Cândido Albuquerque, e de dois ex-governadores do Estado, Lúcio Alcântara (representando também a Academia Cearense de Letras, da qual atualmente é presidente) e Gonzaga Mota (um dos empossados na ACE), as falas oficiais foram conduzidas pelo presidente da nova academia e assessor econômico da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Lauro Chaves Neto.

Imagem: foto de três pessoas em plano americano. Os dois homens nas pontas usam paletó e gravata. Ao centro, uma mulher branca de cabelos grisalhos usa máscara azul e vestido verde

Participaram ainda da mesa de instalação o professor aposentado da UFC e fundador da Bolsa de Valores do Ceará, Raimundo Padilha; o diretor administrativo da FIEC, Chico Esteves; o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (FECOMÉRCIO), Cid Alves; e o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (SEBRAE-CE), Joaquim Cartaxo.

O Prof. Raimundo Padilha disse estar honrado por, na condição de membro mais longevo, poder voltar à casa na qual se formou, com a missão especial de fazer a leitura da ata de posse dos membros de uma agremiação há muito desejada. “No contexto das profissões, nossa associação já vem com certo atraso. Estar aqui é simbólico porque a UFC, assim como o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), deu para a economia de nossa região uma contribuição inestimável”, disse o decano da entidade, relembrando ainda os tempos de graduação: “Em 1957, quando fiz vestibular, entravam apenas 12 estudantes de Economia. Então nós, alunos atrevidos, achamos que deveríamos divulgar nas escolas secundárias a função dos economistas, o papel de entes como o BNB e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e de toda uma movimentação muito rica para o Brasil”.

O reitor Cândido Albuquerque sinalizou o momento como sendo de importância simbólica para a academia e para o Ceará. “Nossa Universidade tem se esforçado para estabelecer laços com a sociedade em seus diversos âmbitos. Isso nos volta para nossa verdadeira vocação: inovar, ousar nas ideias e fornecer soluções para nosso povo”, exemplificou, acrescentando que tal missão só é possível caso haja diálogo efetivo com diferentes setores. “Para nós, é uma honra receber esta solenidade. É não ter medo de pensar que leva as pessoas e as instituições ao sucesso”, completou.

O ex-governador e atual presidente da Academia Cearense de Letras (ACL) felicitou os membros na pessoa da Profª Mônica Clark, grande colaboradora de sua gestão no comando do Executivo estadual, e citou o pioneirismo dos acadêmicos em várias frentes, colocando ainda a estrutura da ACL à disposição da nova entidade. Já Lauro Chaves, presidente da ACE, fechando a solenidade, afirmou que a formação técnica, humana e territorial recebida pelos economistas pode ajudar a sociedade a avançar. “Foi uma honra ter aqui tantas referências, estar junto de toda esta experiência. A história da economia no Ceará passou por essas cabeças, e a ACE é uma semente que estamos plantando juntos. Vamos regá-la para que floresça”, conclamou os pares.

Imagem: foto de homens de paletó e gravata sentados em frente à uma mesa de madeira. Ao fundo, um homem branco, de pé, também de traje social, fala no púlpito

O presidente antecipou que o grupo já tem reuniões agendadas e conta com uma pauta inicial pré-formulada. A ideia é iniciar a produção de um livro digital (e-book) com reflexões dos economistas cearenses sobre tópicos variados, vinculados ao desenvolvimento da economia regional.

CONHEÇA OS ACADÊMICOS – Os membros fundadores da ACE são, em ordem alfabética e seguidos do nome de seus respectivos patronos: Adriano Sarquis Bezerra de Menezes (patrono Raul Barbosa); Alci Porto Gurgel Júnior (Tomás Pompeu de Sousa Brasil Neto); Célio Fernando Bezerra Melo (Delmiro Gouveia); Firmo Fernandes de Castro (Ari de Sá Cavalcante); Henrique Jorge Medeiros Marinho (Cláudio Ferreira Lima); Jair do Amaral Filho (José Dias de Macêdo); José Maria Porto Magalhães Sobrinho (Ivens Dias Branco); Lauro Chaves Neto (Geminiano Maia); Luís Eduardo Fontenelle Barros (Djacir Menezes); Luiz de Gonzaga Fonseca Mota (Nilson Holanda); Mônica Alves Amorim (Bárbara de Alencar); Mônica Clark Nunes Cavalcante (João Parente); Paulo Roberto Pinto (Antônio Martins Filho); Pedro Jorge Ramos Viana (Demócrito Dummar); Pedro Sisnando Leite (José Nicácio de Oliveira); Raimundo Francisco Padilha Sampaio (Virgílio Távora); Ricardo Aquino Coimbra (Edson Queiroz); Ricardo Eleutério Rocha (Celso Furtado); Sérgio Silveira Melo (João Gonçalves de Sousa) e Silvana Maria Parente Neiva Santos (Rachel de Queiroz).