Nota da Reitoria: ações para retorno presencial seguro integram plano institucional, dispensando medidas isoladas

A administração superior da Universidade Federal do Ceará (UFC), ao tomar conhecimento de nota emitida pelo colegiado do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina sobre o retorno presencial de 2022.1, previsto para o dia 16 de março próximo, vem a público reafirmar que as preocupações manifestadas pela representação do referido departamento são as mesmas que habitam o pensamento das pessoas que constituem a gestão superior da Universidade.

Imagem: Foto de vista lateral da Reitoria da UFC. (Foto: Ribamar Neto)

O dinamismo e a volatilidade do cenário epidemiológico, tão evidenciados no texto publicado pela unidade departamental, são justamente o que motiva a administração a reforçar que é preciso calma e ponderação.  Acabamos de findar nossos compromissos com o ano letivo de 2021, e nossa comunidade só empreenderá a volta presencial dentro de 30 dias. Portanto, todas as medidas necessárias para o retorno seguro serão adotadas no tempo oportuno, uma vez que tudo dependerá da evolução da pandemia no Estado e dos desdobramentos da atual onda de contágio do coronavírus.

Causa espécie à Reitoria que um departamento, que responde a uma unidade acadêmica, se arvore de uma competência normativa que não lhe cabe, anunciando, via nota, deliberação sobre um assunto que não é da sua alçada. Em nosso entendimento, posturas dessa natureza são causadoras de discórdia e não contribuem para uma resposta alinhada e de enfrentamento planejado à pandemia, compromisso máximo da atual gestão.

Toda e qualquer orientação nesse sentido advirá do Comitê Interno de Enfrentamento ao Coronavírus e, uma vez estendida a toda a Universidade, terá sua aplicação tornada de conhecimento público. Está prevista para amanhã (16) uma reunião com membros da administração superior, com a presença de pró-reitorias, superintendências e da Procuradoria-Geral, para desenhar com mais concretude o cenário.

Por fim, urge tranquilizar a família UFC de que todas as medidas a serem tomadas, sejam mais rígidas ou não que as atualmente em vigor, não são incumbência de um departamento, mas integram uma ação institucional, da qual em momento algum a UFC tem descuidado.

A Reitoria