Chamada do Centro Lemann recebe inscrições de projetos sobre equidade educacional até 6/03

Estão abertas, até 6 de março, as inscrições de chamada aberta para pesquisas aplicadas do Programa de Fomento à Pesquisa Aplicada do Centro Lemann – Edital 0001/2022. Serão financiados pelo menos seis projetos, no valor máximo de R$ 200 mil, totalizando R$ 1,2 milhão, que abordem o tema equidade educacional.

Podem inscrever-se equipes compostas por pesquisadores que tenham vínculo com universidades e/ou centros de pesquisa; pesquisadores em início de carreira; equipes técnicas de secretarias de educação envolvidas no desenho, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas de educação; e equipes escolares.

Imagem: Mesa com material escolar O processo seletivo contará com três etapas: análise de adequação da proposta, análise de pertinência e priorização de equipes de pesquisa com coordenador ou coordenadora e maior parte dos membros sediados nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. Os projetos devem seguir os seguintes eixos de pesquisa: Pedagogias para a equidade educacional; Gestão de pessoas, de processos e alocação de recursos para a equidade educacional; Formação profissional para a equidade educacional; Ambientes para a promoção da equidade educacional; Governança e normativas para a equidade educacional; e Monitoramento e avaliação para a equidade educacional.

SAIBA MAIS – O Programa de Formação de Lideranças Educacionais busca fortalecer o compromisso e a capacidade dos gestores educacionais para promover educação com equidade em suas redes e escolas. O primeiro ciclo anual de fomento contemplará estudos sobre seis eixos prioritários que integram a Agenda de Pesquisa Colaborativa pela Equidade na Educação.

A Agenda busca incluir os temas mais relevantes para a promoção da equidade, que foram definidos por meio de revisão bibliográfica e consulta a mais de 150 profissionais das cinco regiões do País. Para a construção do documento, ao longo de 2021 foram realizados oficinas de escuta, entrevistas individuais e o I Colóquio Centro Lemann de Pesquisa em Equidade na Educação, na cidade de Sobral (CE).

As inscrições podem ser realizadas no site do Centro Lemann de Liderança para Equidade da Educação, onde podem ser obtidas mais informações.

Fonte: Centro Lemann de Liderança para Equidade da Educação – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.