UFC recebe R$ 500 mil de emenda parlamentar para investimentos em laboratórios de Crateús

A Universidade Federal do Ceará recebeu R$ 500 mil de emenda parlamentar no orçamento do Estado deste ano para investimentos em laboratórios dos cursos de Engenharia do Campus de Crateús. O autor da emenda, deputado estadual Carlos Felipe, fez a entrega simbólica dos recursos em reunião na Reitoria na manhã desta segunda-feira (21). Segundo ele, o valor representa metade do montante total (R$ 1 milhão) que ele pode destinar a projetos no Ceará.

Imagem mostra participantes em pé, lado a lado, segurando papel que mostra recursos destinados à UFC

“Fiquei muito sensibilizado quando o curso de Engenharia Civil do campus de Crateús foi considerado o segundo melhor do Brasil”, comentou o parlamentar, ressaltando já ter destinado recursos para compra de equipamentos no campus. O resultado foi obtido no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2019

De acordo com o diretor do Campus de Crateús, Prof. Lívio Freire, o valor será utilizado para compra de equipamentos para os três cursos de engenharia do campus – Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Minas. “Esse recurso vem para fortalecer a infraestrutura de aulas práticas e também de pesquisa”, explicou o docente.

Para o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, “esse é um investimento muito importante para a Universidade”. O gestor informou que a UFC atingiu recorde na captação de recursos para pesquisas em 2021 e apresentou alguns detalhes sobre o funcionamento do novo Laboratório de Bioagentes Patogênicos de Nível de Biossegurança 3, que permitirá a realização de pesquisas com manipulação de amostras de vírus ativos, como o SARS-CoV-2, causador da covid-19, além de fungos e bactérias potencialmente ocasionadores de infecções letais.

Os participantes discutiram ainda a necessidade de fortalecer e integrar os parques tecnológicos existentes no Ceará, a fim de que possam ser utilizados por diferentes instituições de ensino e pesquisa do Estado.

Estiveram também presentes à reunião o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE), Inácio Arruda, e o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque.