Ceará 2050: Reitor da UFC discute desenvolvimento sustentável com gestores estaduais

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, participou, na tarde da sexta-feira (21), de encontro com gestores estaduais do Ceará e do Rio Grande do Norte sobre políticas de planejamento e de desenvolvimento sustentável. A reunião foi realizada na sede da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), no Centro de Eventos do Ceará. A pauta girou em torno da Plataforma Ceará 2050, uma experiência compartilhada entre o governo cearense, a UFC e a sociedade civil com o objetivo de propor diretrizes de planejamento de longo prazo para a administração pública.

Imagem: Foto da reunião do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, com o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, Maia Júnior, está sendo construído um “ambiente de confiança e reciprocidade entre o poder público, o setor produtivo e a academia”. O gestor declarou a honra por ter sido aluno da UFC, reforçando o papel estratégico das universidades em um mundo de transição energética para fontes renováveis e o grande potencial do Brasil diante desse cenário.

"Os projetos de infraestrutura ligados às energias renováveis são importantíssimos para o Nordeste. É preciso formatar outras atividades econômicas e de desenvolvimento, e é uma esperança para a região enriquecer e superar as suas principais adversidades, que são a desigualdade e a pobreza", pontuou o secretário Maia Júnior.

A ex-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Ângela Maria Paiva Cruz participou do encontro via webconferência. A docente mostrou entusiasmo pela perspectiva de colaboração entre instituições de ensino superior em programas estruturantes, envolvendo parques tecnológicos, recursos hídricos e tecnologia da informação.

"Quero aprender com as experiências de vocês do Ceará para que a universidade realmente cumpra o seu papel de promotora de desenvolvimento. O desenvolvimento não se faz sozinho, mas no conjunto das instituições e das pessoas", afirmou a Profª Ângela Paiva, a primeira mulher a ser reitora da UFRN entre os anos de 2011 e 2019.

Segundo o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, a nova fase da Plataforma Ceará 2050 requer ferramentas de governança e de avaliação para que se evolua da dimensão de governo para a de Estado. O dirigente colocou a Universidade e suas fundações de apoio à disposição para alavancar essa frente de projetos comuns de desenvolvimento. Como recente conquista de seu reitorado, o Prof. Cândido mencionou a inauguração do Laboratório de Bioagentes Patogênicos de Nível de Biossegurança 3, moderno laboratório multiusuário situado no Campus do Porangabuçu dedicado às pesquisas com vírus ativos, como o SARS-CoV-2, causador da pandemia de covid-19.

"Tenho certeza de que levar essa ideia de um planejamento sustentável e de longo prazo para a administração pública é algo extremamente importante. É uma maneira de cuidar bem da gestão, de aplicar bem os recursos, que são sempre muito curtos. Na UFC, temos feito isso e vamos terminar 50 obras até julho. Tudo isso está sendo possível graças ao planejamento, e é exatamente do que trata o Ceará 2050", declarou o reitor.

A reunião contou ainda com as presenças do secretário-executivo da Casa Civil do Governo do Ceará, Célio Fernando Melo; do secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo do Rio Grande do Norte, Jaime Calado; e do coordenador geral da Plataforma Ceará 2050 e docente do Centro de Tecnologia da UFC, Prof. José de Paula Barros Neto.