Agência UFC: Nova máquina agrícola inventada na UFC pode solucionar problema na colheita mecanizada da horticultura brasileira

Uma nova máquina agrícola para a horticultura, inventada na Universidade Federal do Ceará, acaba de receber a carta patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e pode vir a solucionar o maior problema encontrado no setor: a colheita mecanizada. A indisponibilidade de mão de obra para essa operação tem feito com que grandes e médios produtores recorram a maquinários importados não adequados à realidade nacional e que geram perdas que chegam a 70% da produção. O invento da UFC se propõe desempenhar a tarefa garantindo custos significativamente menores.

A máquina é de uma colhedora multifuncional de hortícolas, termo relacionado às plantas comestíveis com cultivo em horta. O invento é apresentado em três versões: uma para a colheita de hortícolas folhosas e herbáceas (como alface, couve-flor, brócolis), outra para tubérculos, bulbos e raízes (como cebola, alho, cenoura, batata-doce) e uma terceira para colher fístulas sensíveis (para culturas delicadas, como a cebolinha).

Imagem: Maquete da colhedora multifuncional, destacando o módulo utilizado para colher cenoura

A etapa de colheita da horticultura, em situações de larga escala, necessita de cerca de 200 trabalhadores para a operação. “Na colheita manual, as perdas são mínimas, mas o problema é que não existe mais disponibilidade de mão de obra no campo para colheita de hortícolas em grande escala”, aponta um dos inventores do novo maquinário, o Prof. Daniel Albiero, que, na época de sua idealização, era docente do Departamento de Engenharia Agrícola da UFC.

Esse fator tem feito com que os grandes e médios produtores busquem no exterior máquinas ineficientes para a realidade local. A máquina inventada na UFC, por ter sido elaborada considerando as condições de solo e clima e as variedades das culturas da produção nacional, resolveria esse problema.

A invenção, que garantiu a 25ª patente à UFC, é tema da reportagem desta semana da Agência UFC, o veículo de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Prof. Daniel Albiero ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.