Comitê de crise aprova planos operacionais para retorno presencial; documentos já foram discutidos pela administração

Em reunião realizada na última sexta-feira (18), o Comitê de Crise para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 da Universidade Federal do Ceará deliberou sobre o plano de retorno das atividades acadêmicas presenciais no semestre 2022.1, incluindo protocolos que dizem respeito às rotinas da graduação e da pós-graduação e às condições físicas da Universidade.

Imagem mostra quatro pessoas sentadas próximo à cabeceira de uma mesa, sendo duas mulheres na esquerda, o reitor Cândido Albuquerque gesticulando ao centro e o vice-reitor Glauco Lobo do lado direito

Na ocasião, foram aprovados os documentos "Orientações para o semestre 2022.1", "Diretrizes gerais para conduta e vigilância no retorno às atividades acadêmicas presenciais na UFC" e o “Plano Operacional de Infraestrutura” para a retomada, produzidos por instâncias como Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) e Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor (CPASE).

Na antevéspera da reunião mencionada, no dia 16 de fevereiro, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, encontraram-se na Reitoria com pró-reitores e superintendentes da administração para tratar dos parâmetros de segurança (e o consenso foi de que todas as medidas que forem necessárias serão adotadas), além de terem sido apresentados à cúpula pela Pró-Reitoria de Graduação os documentos apreciados na sexta-feira pelo comitê. Tiveram especial destaque as diretrizes que orientam sobre que fluxo deve ser seguido no caso de situações de risco para a biossegurança, como quadros de síndromes gripais em alunos e professores.

A proposta é de retorno presencial integral no dia 16 de março, respeitadas as restrições e exceções detalhadas pela Instrução Normativa nº 90, do Ministério da Economia. Em paralelo, tornou a valer desde sexta-feira (18) a Portaria nº 250/2021, de 1º de outubro de 2021, que disciplina o regime de trabalho presencial para os servidores técnico-administrativos. O retorno administrativo integral permitirá às chefias imediatas dimensionar a força de trabalho com a qual poderão contar, a partir do dia 16 de março, na volta da rotina acadêmica.

Imagem mostra várias pessoas sentadas em volta de uma mesa em formato oval, com bordas de cor marrom e centro de cor branca

"Como fez nos dois anos anteriores, a PROGRAD foi muito eficiente na elaboração e planejamento dos próximos passos da Universidade, trabalhando incansavelmente nesse plano de retorno. Após apresentar para toda a administração o resultado, pediu aval do presidente do Comitê de Enfrentamento, Prof. Glauco Lobo, para, em nova reunião, submeter as questões do âmbito pedagógico à avaliação das instâncias de âmbito médico-científico", disse o reitor, parabenizando a Profª Ana Paula de Medeiros pelo espírito de liderança, já demonstrado na condução do Plano Pedagógico de Emergência (PPE), iniciado em julho de 2020.

O novo documento orientador trabalha com a realidade do retorno presencial integral às salas de aula, com exceção dos casos nos quais o docente se enquadra nas restrições da IN nº 90/21 devido a comorbidades. Também estão previstas algumas situações em que parte da carga horária das disciplinas poderá continuar remota. Todas as situações permitidas são informadas no documento.

“Com relação aos alunos, existe um protocolo do Ministério da Educação (MEC) que traz uma lista de comorbidades que permitirão aos estudantes com essas condições aderir a um regime extraordinário, semelhante ao já existente regime especial na graduação. O fluxo e as comprovações necessárias serão detalhados nos documentos a serem apreciados pelo comitê”, explicou Ana Paula de Medeiros.

A administração anunciou ainda que a PROGEP disponibilizará a equipe médica da Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor (CPASE) aos departamentos e diretorias das unidades acadêmicas para análise de autodeclarações, atestados e relatórios médicos, amparando a tomada de decisão. Assim que publicadas, as versões definitivas dos documentos do plano operacional de retorno serão amplamente divulgadas à comunidade acadêmica via UFC Informa.