Profissionais da Maternidade-Escola celebram "mesversários" de bebês internados

Vestido branco adornado com pérolas, fita rosa na cabeça e uma pequena coroa. Esse foi o figurino da pequena Lia Vasthi, de apenas um mês de vida, para a celebração do seu primeiro "mesversário". Para a comemoração, a mãe, Vanderli Cardoso, escolheu o tema Realeza, que contou ainda com uma decoração alusiva a um castelo de princesa.

Essa festividade mais do que especial ocorreu no último dia 17, na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, que tem preparado os aniversários de cada mês para bebês internados

Imagem: Bebê Lia e sua mãe, Vanderli

O projeto teve início em maio de 2021 e, desde então, já foram realizadas 124 celebrações, registrando uma média de 14 comemorações mensais. A UTIN recebe prematuros ou com alguma outra complicação no estado de saúde, nascidos na MEAC.

A técnica de enfermagem Ana Gardênia Firmino, uma das idealizadoras da iniciativa, explica que a ação foi pensada como uma forma de manter o contato entre as mães e bebês durante a pandemia, devido às limitações de visitas na unidade de saúde no período. "O acesso das mães aos seus filhos sofreu restrições pela pandemia, então pensamos que os 'mesversários' ajudariam de alguma forma a aliviar a distância, ao enviarmos as fotos para elas de uma data tão vitoriosa, que é chegar a mais um mês de vida", afirma. Com a melhora na situação pandêmica a partir da chegada de vacinas, já é possível que a mãe do bebê esteja presente.

Para a organização do "mesversário", a escolha dos temas é feita em parceria com as famílias, como foi no caso da bebê Lia, que nasceu com uma má formação congênita na coluna e permanece internada para se recuperar da cirurgia que fez no dia do seu nascimento. De acordo com Vanderli, mãe da recém-nascida, a comemoração demonstra a qualidade do atendimento aos bebês internados na MEAC. "Acho muito interessante o que eles fazem, envolve amor e carinho pela criança. Meu sentimento é de gratidão a Deus pela vida dessas pessoas que cuidam tão bem da minha filha", relata.

bebês usando roupinha da turma do chaves

As ornamentações e as roupinhas são confeccionadas pelos profissionais da MEAC e os materiais utilizados são provenientes de doações, não sendo reutilizados para garantir a segurança dos bebês. As celebrações são autorizadas formalmente pelos responsáveis e, como medida de segurança, o bebê precisa apresentar quadro clínico estável. A ação mobiliza a participação de 20 profissionais, entre enfermeiras, técnicas de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, médicos e terapeutas ocupacionais.

A médica neonatologista Marina Brígido reforça que os "mesversários" aumentam o vínculo entre a mãe e o bebê, favorecendo "o aleitamento materno e alta hospitalar mais precoce, de maneira mais segura", comenta. Segundo a enfermeira Rebeca Cavalcante, integrante do projeto, esse processo envolve de forma emotiva toda a equipe. "Realizar esses 'mesversários' é trazer alegria para essas famílias. Embora já tenham acontecido vários, é impossível não se emocionar em cada um deles", declara.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – fones: (85) 3366 8577 e 3366 8183