Com apoio da Casa Amarela, estudantes de escolas públicas vão produzir curta-metragem de animação

Dez estudantes de escolas públicas de Fortaleza participarão, de 7 de março a 7 de abril, de aulas práticas e teóricas sobre Cinema de Animação na Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO), equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará. A ação faz parte da segunda etapa do projeto Compartilha Animação.

Além das aulas, os estudantes terão acesso a equipamentos e programas de computador no Núcleo de Cinema de Animação (NUCA), da Casa Amarela Eusélio Oliveira, para a produção de um curta-metragem sobre os cuidados com a rede elétrica. Sob a orientação do professor Clayton Bochecha, o curta, que deverá ter cinco minutos de duração, já tem data de estreia marcada: será na noite de abertura do 32º Cine Ceará, que ocorrerá de 25 de junho a 1º de julho no Cineteatro São Luiz.

Imagem: criança negra de blusa azul segura uma fita de papel com desenhos. Ao seu lado, um jovem de blusa azul segura uma caixa preta enquanto observa os desenhos da criança. Os dois estão no centro de uma sala de aula. Ao fundo, há uma parede verde com lousa branca.

Os dez participantes dessa etapa do projeto foram selecionados entre os 200 estudantes que integraram a primeira fase do Compartilha Animação. A iniciativa levou, no mês de fevereiro, oficinas de animação a cinco escolas públicas da capital cearense.

O projeto Compartilha Animação faz parte da rede de ações de responsabilidade social desenvolvida pela Enel, em parceria com a Casa Amarela Eusélio Oliveira, da UFC, é viabilizado pelo Mecenato Estadual do Ceará e conta com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Cultura (SECULT).

Desde o lançamento, em 2007, o projeto realizou ao todo nove curtas-metragens de animação e já beneficiou mais de 2 mil crianças de escolas públicas de Fortaleza e outras cidades do interior do estado.

SOBRE O NUCA – Fundado em 1986 a partir de um convênio com o governo canadense, o Núcleo de Cinema de Animação (NUCA) foi instalado em 1993 na Casa Amarela Eusélio Oliveira. Desde então, tem apoiado a formação de profissionais do cinema de animação no Ceará.