Coordenação da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) no Estado do Ceará divulga resultados

A coordenação da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) no Estado do Ceará divulgou o resultado da participação dos alunos cearenses no evento. Participaram da segunda fase 1.498 alunos e 24 obtiveram medalhas na premiação nacional, quatro delas de ouro.

Imagem: O Ceará foi o estado com maior número de inscritos nas Olimpíadas de Física das Escolas Públicas na edição de 2021 (Imagem: Divulgação)

As provas da olimpíada foram realizadas em duas etapas: a primeira na escola do aluno, e a segunda, ocorrida em 4 de dezembro do ano passado, em 21 polos em todo o Estado, um dos quais na UFC, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

O coordenador da OBFEP no Estado do Ceará, Prof. José Alves de Lima Júnior, do Departamento de Física da UFC, destaca que na edição de 2021 o Ceará foi o estado com maior número de inscritos, 23.949 alunos de 231 escolas, e que o desempenho foi semelhante ao da edição anterior, ocorrida em 2019. Em 2020 a OBFEP não foi realizada por conta da pandemia de covid-19.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Em cada estado há um professor de uma instituição de ensino superior como coordenador que viabiliza a execução da olimpíada.

Fonte: Prof. José Alves de Lima Júnior, do Departamento de Física da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.