UFC cria máquina para instalar cercas agropecuárias através de mecanismos de robótica; equipamento é único no mundo

Ancorada em mecanismos só possíveis por meio da robótica, uma máquina capaz de realizar todas as operações de instalação de cercas agropecuárias acaba de ter sua carta patente expedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Criada no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará, o invento foi motivado pela busca de soluções para o problema da escassez de mão de obra no campo.

Imagem: Desenho computadorizado da máquina de instalação de cercas agropecuárias (Reprodução)

O equipamento tem a capacidade de coletar e movimentar estacas e mourões, perfurar o solo e fixar essas estacas e mourões. Além disso, a máquina dispõe e fixa os arames da cerca, agilizando o trabalho do agricultor. "Não existe nenhuma máquina no mundo que faça todas as operações conjugadas que este invento realiza", afirma o Prof. Daniel Albiero, um dos inventores do novo maquinário, que, à época de sua idealização, era docente do Departamento de Engenharia Agrícola da UFC. 

No momento, a máquina possui apenas um protótipo digital, isto é, ela foi simulada em ambiente virtual. Mas, segundo o inventor, assim que fabricado, o equipamento terá demanda no mercado. “Em havendo o produto, terá vendas certas”, assevera. A razão deste otimismo, aponta o professor, é que a ideia da máquina surgiu após conversações com grandes pecuaristas das regiões Norte e Centro-Oeste, ou seja, já partiu de uma necessidade dos empresários.

O invento, que é o 27º da Universidade a receber a carta patente, é o tema da matéria desta semana da Agência UFC, plataforma de divulgação científica e de inovação da Universidade. 

Fonte: Prof. Daniel Albiero ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.