UFC é contemplada, pela primeira vez, pelo Programa Bolsa Permanência, voltado a alunos indígenas e quilombolas

A Universidade Federal do Ceará, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), está participando, pela primeira vez, do Programa Bolsa Permanência do Ministério da Educação, destinado a estudantes indígenas e quilombolas dos cursos de graduação presencial. No processo seletivo deste ano, foram destinadas 53 vagas para a UFC. Um total de 103 alunos se inscreveram e 50 indígenas e 3 quilombolas foram selecionados para o recebimento das bolsas no valor atual de R$ 900,00 mensais cada.

Os beneficiados são 47 indígenas do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba; um indigena do Curso de História; dois indígenas do Curso de Engenharia Ambiental e três alunos quilombolas, sendo um do Curso de Biblioteconomia, um do Curso de Medicina e o terceiro do Curso de Pedagogia, dos campi de Fortaleza. Eles receberão a bolsa até o fim da graduação.

fImagem: O Programa Bolsa Permanência garante o benefício, no valor de R$ 900,00 mensais, até o fim da graduação de alunos indígenas e quilombolas selecionados (Foto: Jr. Panela)

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo, expressa alegria pela UFC, através do Programa do MEC, poder beneficiar estudantes que integram povos tradicionais indígenas e quilombolas. ”Isso representa uma compensação necessária para essas comunidades que foram tão sofridas e tão excluídas nos processos históricos do nosso Estado. Então, saber que temos a condição de apoiar de modo mais efetivo a formação acadêmica desses alunos, para nós é uma grande conquista”.

A expectativa, segundo ela, é estender essa conquista tão representativa para os direitos humanos e para a inclusão na educação dos povos indígenas e quilombolas. “Espero que a gente consiga ampliar essas bolsas no próximo ano e manter esse programa que é muito caro para a Educação do Ceará”, acentua.

CLASSIFICAÇÃO – Diante do número de inscritos ter sido superior às vagas ofertadas pelo MEC para a UFC, foram estabelecidos os critérios de seleção e classificação dos beneficiados conforme a Portaria nº 6/2022/PRAE/Reitoria

Mais informações podem ser obtidas no site da PRAE.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.