Agência UFC: Grupo da Universidade participa do desenvolvimento de motor automotivo mais eficiente e menos poluente

Pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecânica (Centro de Tecnologia) da Universidade Federal do Ceará estão desenvolvendo um motor automotivo do tipo HCCI, utilizando etanol como combustível, que tende a ser mais eficiente, econômico e menos poluente que os atuais motores de combustão interna.

Imagem: Foto mostra o professor André Bueno, da cintura para cima, com braços cruzados, em frente a um motor automotivo (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

Os motores HCCI são uma tecnologia recente que gera a combustão da gasolina sem necessidade de uma fagulha, obtendo eficiência energética semelhante à do diesel. Segundo o Prof. André Bueno, que participa da equipe, o desafio é aplicar essa tecnologia, pela primeira vez, em um motor a etanol, o que trará um ganho extra por se tratar de um combustível menos poluente.

Os pesquisadores já realizaram simulações em computador, com resultados promissores, e se preparam agora para aplicar os primeiros testes em bancada. O projeto do motor HCCI a etanol está sendo desenvolvido com participação da UFC e sob coordenação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná para as empresas Renault e Magneti Marelli, dentro do programa Rota 2030.

O desenvolvimento da nova tecnologia é o tema da reportagem desta semana da Agência UFC, plataforma de divulgação científica e tecnológica da Universidade. A reportagem explica por que é importante aumentar a eficiência dos motores a combustão e ajuda a entender a importância desse novo tipo de motor para a transição energética por que passa a indústria automobilística.

Fonte: Prof. André Bueno, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.