Curso de Fisioterapia da UFC recebe Comenda “Amigos dos Bombeiros” em solenidade na Assembleia Legislativa

O Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará foi homenageado com a Comenda “Amigos dos Bombeiros” em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará na última terça-feira (31). Na cerimônia, o curso foi representado por sua coordenadora, a Profª Nataly Gurgel. O evento celebrou os 33 anos de fundação do Grupamento de Socorro de Urgência do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), concedendo homenagens a autoridades das áreas de saúde, mobilidade urbana e segurança pública.

Recentemente, o Curso de Fisioterapia da UFC teve destacada atuação em conjunto com os profissionais bombeiros durante as operações de busca e resgate no desabamento do Edifício Andréa, em 2019, e, no ano passado, no incêndio florestal no Parque do Cocó.

Imagem: Foto da cerimônia na Assembleia Legislativa

Na avaliação da Profª Nataly Gurgel, há uma sinergia entre o Curso de Fisioterapia da UFC e a CBMCE nas práticas de estágio supervisionado. Na disciplina modular de Fisioterapia em Pediatria, os estudantes da Universidade colaboram com a corporação acompanhando crianças com deficiência em atividades de hidroterapia e psicomotricidade no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEESP), no bairro Jacarecanga. Para a coordenadora, a Comenda “Amigos dos Bombeiros” reconhece a parceria existente há mais de cinco anos nas disciplinas de estágio da graduação.

“É a união de docentes, discentes e gestão em prol de tudo que podemos fazer de melhor para a sociedade. A gente está dando uma contrapartida dessa assistência prestada aos bombeiros, que são nossos pacientes, com o trabalho fundamental deles de salvar vidas e toda carga física e emocional que isso traz. Tentamos, dentro da nossa expertise, atendê-los da melhor forma possível”, declara a Profª Nataly Gurgel.

Outra frente de cooperação com os bombeiros contempla os alunos do 9º semestre, o penúltimo da graduação em Fisioterapia, que participam do estágio ambulatorial na sede do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), na Maraponga. A coordenadora do Internato em Fisioterapia, Profª Renata Jucá, que também recebeu a comenda “Amigos dos Bombeiros” em uma cerimônia interna no batalhão, detalha o trabalho desenvolvido pelos estagiários do curso nas áreas de saúde do trabalhador e promoção da saúde.

“Esse reconhecimento ao Curso de Fisioterapia foi muito importante para firmar essa parceria, e a gente também ter oportunidade de agradecer. Porque, como campo de estágio, é um aprendizado enorme para os nossos alunos, não só em termos de prática, mas também de conhecer mais o trabalho dos bombeiros, sabendo da importância deles para a comunidade e como eles se dedicam à população”, afirma a Profª Renata Jucá.

Fonte: Coordenação do Curso de Fisioterapia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.