UFC e outros entes federais trocam experiências da área de integridade em seminário da CGU

A Universidade Federal do Ceará foi uma das instituições participantes do seminário Boas Práticas em integridade e Governança Pública, promovido pela Superintendência Regional da Controladoria-Geral da União (CGU) no Ceará. O evento foi aberto na tarde desta segunda-feira (6), na sede da CGU-CE na Aldeota, e contou com a participação do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, na mesa de abertura. Da Universidade, compareceram ainda gestores e equipes das pró-reitorias de Planejamento e Administração (PROPLAD) e de Gestão de Pessoas (PROGEP), além da Secretaria de Governança (SECGOV) e da Auditoria Interna.

Imagem: Reitor Cândido Albuquerque fala na tribuna do auditório da CGU. Ao fundo, projeção mostra o tema do seminário, "Boas Práticas em integridade e Governança Pública". (Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

A mesa solene foi composta pelo superintendente regional da CGU-CE, Giovanni Pacelli, que foi ladeado pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Fernando Leão, e pelos reitores Cândido Albuquerque (UFC), Wally Menezes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE) e Roque Albuquerque (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB). Além deles, integrou a mesa de autoridades Tiago Viana, pró-reitor-adjunto de Planejamento e Orçamento da Universidade Federal do Cariri (UFCA), representando o reitor Ricardo Ness.

Giovanni Pacelli, que após a mesa-redonda inicial ministrou a palestra "Formas da alta administração demonstrar o engajamento com a integridade", fez menção ao esforço dos dirigentes e das equipes funcionais dos órgãos convidados em estabelecer uma cultura de engajamento em prol da integridade, com elogios à UFC. "O Plano de Integridade da Universidade, concebido ainda na gestão do ex-reitor Henry Campos, já foi aperfeiçoado duas vezes. O diálogo entre nossas instituições tem sido permanente", disse. O superintendente já apontou a UFC como referência em integridade, com muito a ensinar para várias outras universidades nesse aspecto.

Um ponto comum a várias falas dos convidados foi sobre a importância do diálogo estabelecido com os órgãos de controle. "Dissemina-se, aqui neste auditório, o sentimento cívico de que, como servidores, devemos prestar contas de nossas ações e direcionar nossos talentos em busca de melhores resultados para a sociedade", constatou o reitor Cândido Albuquerque.

O reitor mencionou também como as ações estratégicas de governança têm munido a UFC de informações precisas sobre como e para onde crescer. Os progressos na política de inovação, com um salto inegável no número de patentes no último triênio, também foram citados como motivo de orgulho para a comunidade universitária. "Com relação à UFC, fiquem certos de que buscaremos melhorar continuamente nossos índices de governança e integridade. Não tenho medo de errar. Tenho medo de não tentar. Porque, se erramos, sabemos que teremos sempre a CGU aqui do lado para nos alertar dos equívocos e nos conduzir ao caminho certo", finalizou.

Falando em nome da UNILAB, o reitor Roque Albuquerque assinalou a capacidade nata do serviço público de gerar frutos brilhantes, mas para isso é imprescindível sinergia nas ações e a valorização humana. "Nenhum gestor ou chefe vai conseguir realizar grandes coisas sem entender que o segredo são as pessoas, está nas mãos delas. O brasileiro tende a ter muito medo do fiscal, mas não teme a Lei. Precisamos mudar essa cultura, criando uma em que se cumpra o que precisa ser feito com clareza e transparência", defendeu.

Imagem: Reitor Cândido Albuquerque (ao centro), acompanhado dos pró-reitores Almir Bittencourt (PROPLAD) e Marcus Vinícius Machado (PROGEP), das pró-reitoras adjuntas Telma Araujo (PROGEP) e Adênia Guimarães (PROPLAD), da auditora interna Glícia Santiago e de servidores técnicos das pró-reitorias. (Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

Já a UFCA vem trabalhando instrumentos como planejamento estratégico e planos de desenvolvimento institucional e de desenvolvimento regional sustentável, todos feitos de maneira participativa e refletindo os anseios da comunidade universitária e da sociedade caririense. "Esses eventos e encontros entre os órgãos da administração pública permitem que voltemos às nossas instituições com ainda mais ideias e experiências valiosas", afirmou Tiago Viana, representante da IES do sul do Estado.

Encerrando a plêiade que abriu a programação, o reitor do IFCE Wally Menezes apontou como grande desafio da construção de boas práticas administrativas fazer com que as experiências exitosas apresentadas na ocasião cheguem na ponta. 'Se não nos esforçarmos para que essa informação circule da alta gestão para o dia a dia dos servidores técnicos, dos pesquisadores, vamos ficar só nessa de enviar relatórios para a CGU, com pouco efeito prático", arrematou, acrescentando que não é disso que o setor público precisa.

A programação seguiu com a palestra "Prevenção de conflitos de interesse", ministrada pelo coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção (NAOP) da CGU no Ceará, Leonino Gomes. O seminário estende-se até quinta-feira (9), com audiência formada maciçamente por servidores técnicos, gestores administrativos e dirigentes de vários órgãos da administração federal, estadual e municipal.