Qualidade de Internet restabelecida: após visita de comitiva da Reitoria a Quixadá, principal demanda do campus já foi solucionada

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, esteve reunido com representantes da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no Ceará, na manhã desta segunda-feira (6), para solucionar uma das principais demandas do Campus de Quixadá: a instabilidade da conexão de Internet. Horas após o encontro, a qualidade de Internet daquele campus já foi restabelecida.

Em fevereiro de 2020, a capacidade de conexão da Internet nos campi de Quixadá, Crateús e Sobral – Medicina foi ampliada de 100 para 200 MB, de acordo com contrato apresentado em reunião com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE), ligada ao Governo do Estado do Ceará. No entanto, foi observado em um monitoramento que a Internet no Campus de Quixadá voltou ao limite de 100 MB, sem que houvesse uma justificativa ou solicitação formal da Universidade ou da RNP.

Imagem: gestores da UFC e da RNP reunidos no Gabinete do Reitor

Após visita realizada a Quixadá na última quinta-feira (2), o Prof. Cândido Albuquerque comprometeu-se a articular os setores responsáveis para dar uma solução definitiva ao problema. Conforme acordado, hoje (6) foi realizada reunião no Gabinete do Reitor.

Por não existir contrato entre a UFC e a ETICE, somente a RNP poderia oficializar essa demanda. Desse modo, a solução apresentada em reunião foi que a RNP solicitasse à ETICE a normalização da conexão no campus o mais rápido possível. A requisição foi prontamente acatada pelo coordenador técnico da RNP, Marcos Frota, e, assim como ele, o presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da UFC, Prof. José Lassance Castro, se colocou à disposição para solucionar o problema ainda nesta semana.

Horas após a articulação do reitor, a conexão de 200 MB já foi restabelecida. “Resolver a questão da Internet de Quixadá era prioritário para manter a qualidade das ações administrativas e de ensino, pesquisa e extensão no campus. Hoje, cerca de quatro horas após a reunião, o problema foi solucionado”, comemora o Prof. Cândido Albuquerque. Ajustes nos demais campi do Interior também estão previstos no acordo de cooperação técnica renovado em 2018 com a ETICE.

Também participaram da reunião o Prof. Edgar Marçal, titular da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC; Amarildo Rolim, coordenador de Infraestrutura e Segurança da Informação da STI; e Woldisney Derarovele, diretor da Divisão de Rede de Computadores da STI.