Hackathon Inovando UFC concede premiações às equipes vencedoras do programa

A Comissão Organizadora da segunda edição do Programa de Inovação Colaborativa – Hackathon Inovando UFC distribuiu prêmios para as quatro equipes vencedoras do evento na terça-feira (21). Os vencedores foram anunciados, no começo de junho, em uma live no YouTube com apresentações em formato de pitch. Ao todo, 16 equipes foram selecionadas para participar da competição, que recebeu propostas de aplicativos e de soluções inovadoras com o objetivo de tornar os campi da Universidade Federal do Ceará mais inteligentes.

Imagem: Foto da equipe "Eficiência Energética", campeã do Hackathon Inovando UFC

A primeira colocação do hackathon foi atribuída à equipe “Eficiência Energética”, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC, composta pelos alunos Breno Bezerra Freitas, Dayane Cynthia Pinto Oliveira, Emely Gadelha Matos, Vitória Júlia Aguiar Liberato, Auro Gabriel Carvalho e Lourenço Henrique Gomes, sob a orientação do Prof. Raphael Amaral da Câmara. Os membros da equipe campeã receberam dispositivos de som inteligentes. O segundo lugar foi concedido à equipe “Rottas”, enquanto a terceira e quarta posições foram destinadas, respectivamente, às equipes “Minha UFC” e “RU para todos”.

Como premiação, os integrantes das quatro equipes vitoriosas no hackathon terão treinamentos em Metodologias Ágeis com o intuito de embasar a execução das propostas, recebendo até cinco bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Inovação (PIBI) por grupo para apoiar o desenvolvimento dos projetos, de junho a dezembro deste ano. Durante esse período, os estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos dos times selecionados no hackathon terão acesso também às instalações de coworking do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Confira vídeo da live com o resultado do Hackathon Inovando UFC 2022:

BALANÇO – Na avaliação de Bruno Matos, coordenador de Inovação Institucional da PROINTER, os trabalhos entregues pelas equipes participantes foram bastante positivos, por estimularem a cultura da inovação na Universidade com propostas encaminhadas pela “prata da casa”. “Nós esperamos soluções simples e de fácil implementação que melhorem o tempo que a comunidade acadêmica passa no campus, deixando-o mais ‘livable’, ou seja, melhor de viver. São pequenas soluções que trazem bem-estar para nossos estudantes, servidores e comunidade”, comenta.

ENERGIA – O Prof. Raphael Amaral, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC, atuou pela primeira vez como orientador em um hackathon. O projeto da equipe “Eficiência Energética”, coordenada pelo docente, irá monitorar o consumo de energia elétrica dos blocos didáticos, administrativos e dos laboratórios de pesquisa do Campus do Pici. A proposta vencedora busca traçar perfis de consumo de eletricidade e estimativas da demanda energética, incluindo o levantamento das cargas e soluções para reduzir o consumo.

“É muito interessante estimular os alunos a saírem ‘da caixa’, do básico da sala de aula, enxergando os problemas básicos da Universidade e indicando soluções inovadoras para temas que estão aí. Os alunos têm que desenvolver os ‘soft skills’ deles, as habilidades de trabalho em equipe, de liderança, de apresentação em pouquíssimos minutos na forma de pitch, que foi um desafio tanto para nós, professores, como para os alunos. Com certeza, é um aprendizado que eles vão levar para o restante da vida profissional deles”, avalia o Prof. Raphael.

Vitória Júlia Aguiar Liberato, aluna do 3º semestre de Engenharia Elétrica da UFC e integrante da “Eficiência Energética”, comemora a experiência única do hackathon e a valorização do projeto elaborado coletivamente. Ela e os estudantes da equipe também fazem parte do Programa de Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PROCEN) e percebem com clareza a continuidade das ações do projeto. “Grande parte do que vamos fazer não vemos de forma aprofundada nas cadeiras da graduação, então o conhecimento será único e um diferencial tanto para os trabalhos dentro do meio acadêmico como fora”, celebra.

Fonte: Coordenadoria de Inovação Institucional da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.