Agência UFC: Tratamento com laser ajuda a prevenir perda de paladar durante quimioterapia

A quimioterapia, principal método de tratamento do câncer, tem efeitos colaterais muitas vezes debilitantes. Um deles pode ser especialmente prejudicial: a perda do paladar. Também chamado de disgeusia, esse efeito é foco de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Ceará.

Para proteger as papilas gustativas do paciente, evitando que ele precise interromper o tratamento por problemas de alimentação, os pesquisadores têm usado a laserterapia, aplicando o laser diretamente sobre as papilas, como forma de reconstruí-las.

Imagem: Paciente com a língua para fora, enquanto enfermeiro aplica laser

Evitar a disgeusia é importante para garantir que o paciente consiga manter o apetite durante todo o tratamento, já que, se a alimentação estiver  prejudicada, haverá maior susceptibilidade aos efeitos negativos da quimio, aumentando as chances de sua interrupção.

“O paciente que está em quimioterapia perde o paladar porque o quimioterápico não afeta apenas o tumor, mas afeta qualquer tecido do corpo que tenha uma alta capacidade de reprodução. A pele fica seca, o cabelo cai e o paladar é perdido por conta dos botões gustativos”, explica o Prof. Paulo Goberlânio Silva, um dos orientadores do estudo.

A laserterapia é tema de reportagem na Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade. Acesse o site para ler os detalhes sobre a pesquisa.

Fonte: Profª Ana Paula Alves, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.