Projeto da UFC ganha apoio da FUNCAP para equipar laboratório de realidade virtual; educação em saúde será ponto de partida

A Universidade Federal do Ceará (UFC) acaba de obter o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) para o projeto “Realidade virtual no apoio ao ambiente didático em saúde”, a ser desenvolvido pelo Instituto Universidade Virtual (IUVI), inicialmente em parceria com a Faculdade de Medicina. O projeto foi submetido pelo Laboratório de Visualizações Interativas e Simulações (LABVIS), vinculado ao Curso de Sistemas e Mídias Digitais, e sua contemplação foi resultado de articulações diretas da Reitoria com a agência de fomento estadual.

Imagem: Foto de simulação digital de procedimento médico com recursos de realidade virtual. (Foto: Acervo LABVIS)

O LABVIS se originou no contexto de uma parceria entre a UFC e o Centro Interdisciplinar de Análise de Imagens (CMAI), coordenado pelo cientista-chefe da área da Saúde, Prof. José Xavier Neto. Como a colaboração no programa estadual foi encerrada no início deste ano, o apoio da FUNCAP restaura e permite dar continuidade às ações do laboratório, reequipando o IUVI com dispositivos que viabilizam pesquisas em realidade virtual e audiovisual interativo

De acordo com o coordenador do LABVIS, Prof. Adriano Oliveira, a mais relevante das parcerias do projeto é com a FAMED, para desenvolvimento de tecnologias e ferramentas de realidade virtual no ensino em saúde. Além desta, outras parcerias pontuais já foram firmadas, como com o Departamento de Geografia da UFC em disciplinas de Geomorfologia, ministradas pelo Prof. Rubson Pinheiro Maia. Nas atividades didáticas, é feito mapeamento de cavernas, e o LABVIS gamificou essas estruturas geológicas para melhorar o aprendizado de pesquisadores e alunos.

O montante aprovado foi de R$ 150 mil e garantiu para o laboratório equipamentos de câmera, luz e captação de som; computadores gamers de alto desempenho (adequados para trabalhos de animação e desenvolvimento de jogos) e óculos de realidade virtual. “Nosso laboratório é focado na produção de visualizações interativas, usando tecnologia de games e realidade virtual e aumentada. A aplicação imediata dos equipamentos adquiridos será na área de educação em saúde, embora vá ajudar também o Curso de Sistemas e Mídias Digitais, que tem uma longa tradição de pesquisa em realidade virtual e aumentada mas estava desequipado”, contou o Prof. Adriano, que não descarta parcerias para ampliar o uso dos equipamentos e levar a outras unidades acadêmicas essas novas formas de interação.

O reitor Cândido Albuquerque relatou que, graças à sensibilidade da FUNCAP para com a importância do tema e a excelente relação da fundação estadual com a UFC, as atividades poderão ser retomadas, sem prejuízo para a contribuição do laboratório e do projeto. “Fica aqui o agradecimento ao diretor Tarcísio Pequeno e meu reconhecimento, pela aprovação da iniciativa, ao diretor do Instituto Universidade Virtual, Prof. Gabriel Paillard, e à equipe executora do projeto [professores Adriano Oliveira, George Allan Gomes, José Gilvan Maia e Ismael Pordeus Furtado]. Será excelente para toda a Universidade”, declarou o dirigente máximo.

Imagem: Foto mostra personagem digital dentro de uma caverna em experiência de realidade virtual. (Foto: Acervo LABVIS)

“Esse trabalho permitirá à unidade atualizar sua equipagem para dar conta das necessidades presentes da área. São equipamentos de ponta, embora ainda não em grande quantidade, que serão um ótimo ponto de partida”, adiantou o Prof. Adriano Oliveira, coordenador do laboratório e do projeto.

SOBRE O LABVIS – Instalado no bloco didático do Curso de Sistemas e Mídias Digitais do Instituto Universidade Virtual, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, o Laboratório de Visualizações Interativas e Simulações (LABVIS) é um espaço de pesquisa e extensão especializado em tecnologias voltadas para interação virtual com informações, produtos e ambientes. Dentre suas atribuições, desenvolve aplicações que permitam digitalização 3D e sua disponibilização para manipulação por usuários finais em modalidades complementares e convergentes: gamificação, realidade aumentada, realidade virtual e modelos físicos simulados (impressão 3D). Além do coordenador, conta também com a participação dos professores Neil Armstrong Rezende, George Gomes, bem como de alunos dos cursos de SMD diurno e noturno.

Fonte: Prof. Adriano Oliveira, coordenador do LABVIS – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.