HUWC, referência em transplantes de órgãos, participa da campanha Setembro Verde para incentivar doadores

A campanha anual Setembro Verde, de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, tem seu ápice em 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos. Engajado na campanha, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará / Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (UFC/EBSERH), se destaca no Brasil como referência nos transplantes de fígado, rim, pâncreas, córnea e medula óssea.

Imagem: dedo segura laço verde

Com o objetivo de incentivar doações, gesto essencial para diminuir as filas de quem espera um transplante, o HUWC está divulgando informações em seu site tanto sobre as formas possíveis de doação como os serviços que presta na área de transplantes.

Alguns órgãos podem ser doados a partir de doadores vivos: pulmão e rim, porque existem dois em cada organismo; e fígado, por seu alto potencial de regeneração. Quando o doador é parente próximo (pais, irmãos, filhos, avós, tios e primos) não há necessidade de autorização judicial, o que é necessário em caso de não haver parentesco. Já a doação de medula óssea pode ser feita a partir de doador vivo, mesmo que não seja da família.

Quando se trata de doação de orgão de uma pessoa falecida por morte cerebral, diversos órgãos e/ou tecidos, como rins, coração, pâncreas, fígado, intestino, córneas, além de ossos, cartilagem, tendões, pele, veias e artérias, podem ser doados beneficiando uma ou mais de pessoas que estejam na fila de transplantes. Vale destacar que o diagnóstico de morte cerebral obedece a protocolos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina, envolvendo vários médicos e exames.

TRANSPLANTES – O Hospital Universitário Walter Cantídio foi a primeira unidade hospitalar a realizar, em 1977, o primeiro transplante renal no Norte e Nordeste. E em 2002, foi pioneiro na realização de transplante de fígado no Ceará.

Além das unidades de Transplante Hepático e Transplante Renal, o HUWC conta com o Serviço de Transplante de Córnea e o Ambulatório de Transplante de Medula Óssea (TMO).

Para obter mais informações sobre o acesso aos serviços de transplantes do hospital universitário acesse o site do HUWC/EBSERH

Com informações da Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar UFC/EBSERH.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – fone: (85) 3366 8577