Reitores se reúnem com autoridades em busca de apoio para as universidades federais

Um grupo de gestores ligados à Associação de Reitores das Universidades Federais (AFEBRAS) reuniu-se nessa terça-feira (11), em Brasília, com autoridades federais para estreitar o diálogo com as instâncias governamentais em busca de apoio para as instituições de ensino superior.

O primeiro encontro foi com o ministro da Educação, Victor Godoy, e com o secretário-executivo-adjunto da pasta, José de Castro Barreto. Os reitores apresentaram as conquistas das universidades federais nos últimos anos e demonstraram preocupação com eventuais contingenciamentos que possam atingir as atividades acadêmicas das IFES.

O grupo defendeu que não apenas o orçamento das instituições seja mantido, mas que os investimentos no setor sejam ampliados em 2023 para reforçar a capacidade de pesquisas das universidades federais. Os pontos foram bem recebidos pelos dirigentes do MEC, que demonstraram propósito de atender às necessidades atuais das IFES e o compromisso de lutar pela ampliação de seus respectivos orçamentos para 2023.

Após a visita ao MEC, o grupo teve encontro com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, a quem foi apresentada a pauta do fortalecimento do orçamento financeiro do MEC, não apenas do custeio, como também dos investimentos para 2023. Os reitores saíram otimistas das reuniões.

A missão institucional foi composta pelos reitores Cândido Albuquerque (UFC), Valdiney  Gouveia (UFPB), Paulo Fagundes (UNIVASF), Ludimilla Oliveira (UFERSA), Janir Soares (UFVJM), Herdjania Lima (UFRA), Alex Marinho (UFDPAR) e pelo vice-reitor Antônio Carlos Ancelotti (UNIFEI).

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.