Prorrogado até dia 7/12 prazo para Avaliação Institucional 2022.2; estudantes e docentes da graduação devem participar

Foi prorrogado, até o dia 7 de dezembro, o período de Avaliação Institucional das disciplinas do semestre 2022.2 na Universidade Federal do Ceará. Iniciada no último dia 28 de outubro, a Avaliação Institucional é a oportunidade em que estudantes e professores de graduação (presencial) podem registrar sua opinião sobre a qualidade didático-pedagógica das aulas, das turmas e da infraestrutura de seus cursos.

A Avaliação é feita de forma anônima, pelo SIGAA. Basta preencher os formulários relacionados às disciplinas cursadas ou ministradas, compostos por perguntas objetivas e espaço para sugestões e observações do participante.

Imagem: logomarca da Avaliação Institucional da UFC

Trata-se de uma atividade obrigatória legal de todas as instituições federais de ensino superior que norteia repasse de recursos federais para as universidades.

Além disso, a Avaliação Institucional é uma oportunidade de deixar registrada a opinião sobre o andamento das disciplinas, para que a Universidade tenha um diagnóstico do que está indo bem e do que precisa melhorar. Com os resultados da Avaliação, são elaborados os Planos de Melhorias das Coordenações dos Cursos de Graduação da UFC, que prevê ações de aperfeiçoamento e prazos de execução.

De acordo com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, na última edição da Avaliação Institucional mais de 80% dos professores participaram, enquanto cerca de 40% dos estudantes aderiram à atividade. A expectativa é que na edição de 2022.2 esses índices sejam ampliados, melhorando a qualidade das informações e diagnósticos produzidos pela comunidade acadêmica.

Fonte: Comissão Própria de Avaliação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.