UFC e FUNARTE assinam termo de execução para criação de programa de bolsas para estudantes

A Universidade Federal do Ceará, por meio de sua Secretaria de Cultura (SECULT UFC), e a Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), do Ministério do Turismo, assinaram nesta sexta-feira (4) um Termo de Execução Descentralizada (TED), que dispõe de financiamento para a execução de um programa de bolsas de fomento artístico para estudantes da Universidade.

A celebração da parceria foi realizada na Reitoria da UFC, com a participação do presidente da FUNARTE, Tamoio Marcondes; do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; da diretora da SECULT UFC, Maria Pinheiro Pessoa; e do secretário de Cultura do Município de Aquiraz, Eloy Neto.

Intitulado Artes Capitais, o programa prevê a concessão de bolsas remuneradas para que estudantes da UFC desenvolvam ações artísticas e culturais no Museu de Arte da UFC (MAUC), no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA) e no Centro Cultural Tapera das Artes, em Aquiraz.

Maria Pinheiro Pessoa, diretora da SECULT UFC, destaca a importância do acordo para retomar projetos.

Ao todo, a FUNARTE destinará R$ 700 mil para custeio das ações do programa, que serão recebidos pela Universidade via Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). O presidente da FUNARTE enfatizou a importância da parceria para expandir ações do órgão no Nordeste. “O Ceará é um ponto fundamental para a expansão de políticas públicas artísticas para todo o Nordeste”, declarou. Segundo ele, o recurso é “inicial e simbólico”, pois a intenção é que, além de Fortaleza e Aquiraz, as ações possam se estender para outros municípios cearenses e, em seguida, para todos os estados nordestinos

O presidente da FUNARTE, Tamoio Marcondes, fala sobre os objetivos da parceria.

Para o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, a parceria é fundamental para o incremento das ações artísticas e culturais da Universidade. Na avaliação do reitor, “foi uma boa ideia iniciar a parceria pelos municípios de Fortaleza e Aquiraz, uma vez que as cidades têm desenvolvido importantes ações de arte e cultura, e a Universidade, por sua própria natureza plural, está sempre envolvida nessas áreas”.

O Prof. Cândido Albuquerque explica a importância da parceria para a UFC.

Também estiveram presentes na reunião a presidente do Conselho Executivo e fundadora do Centro Cultural Tapera das Artes, Ritelza Cabral; o coordenador-geral de Planejamento e Administração da FUNARTE, Marcio Taveira, e o presidente da FCPC, Prof. Paulo Aragão, entre outros gestores.