Imprensa Universitária lança box de livros comemorativo do Bicentenário da Independência na Reitoria, na sexta-feira (11)

Na sexta-feira (11), a partir das 18h, a Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará promove o lançamento do box de livros "200 anos de Independência do Brasil – Insurreições e mártires no Ceará", em alusão ao Bicentenário da Independência nacional (1822-2022). O evento, que terá palestra do historiador e cientista político Filomeno Moraes, acontece no auditório da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica).

Constituído a partir de iniciativa do Conselho Editorial da UFC, com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), o box reúne seis volumes e simboliza a retomada da Coleção Alagadiço Novo, idealizada pelo fundador e primeiro reitor da UFC, Prof. Antônio Martins Filho (1904-2002), com 308 títulos de destaque da produção literária, histórica e cultural cearense.

Em parceria com especialistas da área e o Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico, a publicação de "200 anos de Independência do Brasil – Insurreições e mártires no Ceará" visa preencher uma lacuna na historiografia a respeito da participação do Ceará nos movimentos sociais e políticos que desaguaram na independência brasileira.

Imagem: Exemplares do box serão vendidos e doados para entidades especializadas, bibliotecas e instituições de ensino superior do Ceará (Foto: Divulgação)

Para o diretor da Imprensa Universitária da UFC, Joaquim Melo, o box do Bicentenário da Independência traz mais relevância e interesse para toda a produção bibliográfica da Universidade, através de uma política editorial mais incisiva e robusta. “Reunimos a equipe da Imprensa Universitária para revisar os textos, fazer a atualização ortográfica e criar elos entre os capítulos dos livros, para dar ao leitor uma experiência de leitura mais agradável e continuada, e uma dinâmica mais acessível para o nosso público”, pontuou Melo.

O box foi lançado previamente no dia 1º de setembro deste ano, em Juazeiro do Norte (CE), na região do Cariri cearense, em solenidade que contou com a presença do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, reitores de universidades cearenses e outras autoridades.

Além de difundir a temática entre pesquisadores, professores e estudantes de História, exemplares do box serão vendidos e alguns deles doados para entidades especializadas, bibliotecas e instituições de ensino superior do Ceará.

Compõem o box "200 anos de Independência do Brasil Insurreições e mártires no Ceará" as seguintes obras:

- O Ceará na independência do Brasil: artigos e documentos publicados na Revista do Instituto do Ceará, organizado pelo general Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, presidente do Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico;
- A alma da revolução: os construtores da unidade nacional, organizado pelo historiador Geová Sobreira;
- Dona Bárbara – 1817 no Ceará, drama em 5 atos, em versos, peça teatral escrita por José Carvalho, trineto de Bárbara de Alencar;
- A outra independência a partir do Ceará: apontamentos para a história do nascente constitucionalismo brasileiro, do historiador e cientista político Filomeno Moraes;
- A política como missão: o senador José Martiniano de Alencar pela emancipação do Brasil, de Francisco Ari de Andrade, docente da Faculdade de Educação (FACED) da UFC; e
- Independência e formação do estado nacional brasileiro na província do Ceará (1820-1835), com organização dos pesquisadores Ana Sara Cortez Irffi e Reginaldo Alves de Araújo, do Programa de Pós-Graduação em História da UFC.

COMO ADQUIRIR  No evento de lançamento, o box "200 anos de Independência do Brasil Insurreições e mártires no Ceará" será vendido pela Imprensa Universitária a R$ 120,00. As formas de pagamento incluem dinheiro, pix, cartão de crédito e débito, com desconto de 10% para compras realizadas à vista. Os volumes do box não são vendidos separadamente.

Após a XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, a se realizar de 11 a 20 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o box estará à venda na Livraria da Imprensa Universitária (Av. da Universidade, 2932, Benfica).

Fonte: Imprensa Universitária da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / fone: (85) 3366 7485