Agência UFC: Gel magnético odontológico remove enzimas prejudiciais e auxilia na preservação dos dentes

Por meio de nova tecnologia patenteada e desenvolvida pela Universidade Federal do Ceará, os tratamentos odontológicos ganharam um aliado: um gel formado por nanopartículas que, ao ser utilizado em conjunto com imãs, promove o aumento da resistência dos dentes à degradação e a melhora da saúde bucal por pacientes.

Imagem: Usando magnetismo, o produto é capaz de "puxar" as enzimas chamadas metaloproteinases, reduzindo as chances de degradação dos dentes (Foto: PxHere)

A base de ação do produto está na composição das nanopartículas que formam o gel, feitas com óxidos de ferro e inibidores que interagem com as substâncias chamadas metaloproteinases, enzimas que têm metais como base. Elas estão ligadas à deterioração das estruturas dentárias, tendo inclusive participação na formação de cáries.

Somente inibir as substâncias, porém, ainda não caracteriza a ação completa da tecnologia. Por isso, após a interação com o gel, elas são extraídas a partir do uso de dispositivo com ímã, que atrai as nanopartículas magnéticas, levando as metaloproteinases consigo.

Desenvolvido por pesquisadores dos programas de pós-graduação em Química e em Odontologia da UFC, o gel odontológico foi base para obtenção da 31ª carta patente da história da Instituição.

Os detalhes da pesquisa estão presentes em matéria completa publicada no site da Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Prof. Pierre Basílio Almeida Fechine, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC – e-mail: fechine@ufc.br