UFC e Universidade de Ixtlahuaca, no México, formalizam cooperação científica e cultural 

Imagem: Reitor da Universidade de IIxtlahuaca, Prof. Margarito Ortega (à esquerda), entrega placa de homenagem ao reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, durante visita institucional realizada no mês de acordo; aproximação culminou na assinatura de convênio. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)A Universidade Federal do Ceará e a Universidade de Ixtlahuaca - CUI, no México, assinaram, na tarde desta segunda-feira (14), convênio de cooperação que engloba atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e cultura. A formalização da parceria internacional ocorreu por meio de solenidade remota que reuniu a administração superior da UFC, membros do conselho superior da UI-CUI, além de convidados como o Prof. Flávio José Gonçalves (docente da Faculdade de Direito) e do procurador do Estado César Barros Leal. A assinatura é um desdobramento de visita institucional realizada pelo reitor da UI-CUI, Prof. Margarito Ortega Ballesteros, à UFC em agosto último, ocasião em que foi recebido pelo reitor Cândido Albuquerque em seu gabinete, na Reitoria. 

No encontro anterior, os dirigentes explanaram pontos centrais da gestão e da oferta de cursos das respectivas universidades, trocaram informações sobre a situação do ensino superior nesta pandemia de covid-19 em seus países e falaram sobre as áreas prioritárias onde vínculos de cooperação podem ser estabelecidos entre ambas as instituições para potencializar a internacionalização. Outro ponto de confluência foram as políticas institucionais de inovação de cada universidade, tendo o Prof. Cândido citado a conquista da UFC de várias posições nos rankings de pesquisa e desenvolvimento. 

Na solenidade desta segunda, o clima foi de celebração, já que agora que as universidades começaram a se conhecer melhor e concretizaram o principal instrumento legal de cooperação. A partir do momento atual, descortina-se todo um horizonte de ações que podem ser articuladas para estreitamento de relações e produção de conhecimentos em parceria. 

O reitor Margarito Ortega disse que todos que fazem a Universidade de Ixtlahuaca - CUI aproveitarão ao máximo os talentos do lastro acadêmico das duas universidades para que novas oportunidades e contribuições sociais possam nascer. A ocasião rendeu ainda um convite oficial para que o gestor máximo da UFC e equipe técnica possam conhecer a UI-CUI pessoalmente em 2023. “Que façamos um bom trabalho para colaborar e acentuar os benefícios desse convênio, atuando em sua execução e gerando resultados inéditos”, desejou o reitor mexicano.

O pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, mencionou em sua fala que a UFC não tem poupado esforços para a articulação de acordos internacionais, e que uma meta sempre em vista é potencializar a presença da Instituição e socializar seus frutos na América Latina e mesmo fora do continente americano. “Já que estamos perto da Copa do Mundo, é com muito otimismo que iniciamos essa parceria com o México, um país irmão não só nos esportes”, afirmou. O coordenador de convênios internacionais da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Rodrigo Rego, deixou registrado ainda que chamou atenção da equipe cearense o amor do Prof. Ortega pela educação, pela sua cidade e pelo México, atitude bastante inspiradora.

O procurador estadual e professor aposentado da UFC César Barros Leal, que acompanhou o evento diretamente dos Estados Unidos, expressou alegria e orgulho diante da assinatura da parceria da UFC (Instituição na qual cursou Direito e foi professor por mais de 30 anos) com a UI-CUI, onde apresentou inúmeras palestras ao longo dos anos.

Imagem: Print de tela de reunião virtual na qual foi assinado o convênio entre UFC e Universidade de Ixtlahuaca - CUI, no México. (Foto: UFC Informa)

Ladeado pelo vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, que expressou forte apreço e admiração pelas universidades mexicanas desde a época de sua formação como cirurgião cardíaco, o reitor Cândido Albuquerque informou que os próximos passos serão dados com a operacionalização do acordo pela PROINTER, que fará o levantamento das áreas específicas para colaboração científica. “Que possamos somar os conhecimentos em prol do engrandecimento de nossas universidades. Sei que todos os catedráticos e administradores estarão comprometidos”, finalizou.

SOBRE A UI-CUILocalizada no município de Ixtlahuaca de Rayón, a 97 quilômetros da Cidade do México, a UICUI é uma universidade cuja história remonta a 1977, quando ainda era uma unidade vinculada à Universidade Autônoma do Estado do México (UAEM). Hoje, é uma instituição independente e oferta 27 cursos de graduação, com destaque para as formações em Direito, Criminologia e Arquitetura.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.