Abertas inscrições para o Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade

Estão abertas as inscrições para o X Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade, evento organizado pelo Grupo de Pesquisa Cultura de Paz, Juventudes e Docentes, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará. A atividade ocorrerá no período de 7 a 9 de dezembro na modalidade virtual.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico até o dia 6 de dezembro, a depender da disponibilidade de vagas nas oficinas.

Imagem: desenho de vários jovens de costas se abraçando formando um semicírculo

Serão três dias de palestras, oficinas e relatos de experiências sobre a temática. “A Cultura de Paz que nós falamos está diretamente ligada à justiça social, que questiona, que dialoga. É uma Cultura de Paz do respeito aos valores humanos, da solidariedade, da amorosidade, da afetividade, de que os direitos devem ser realmente atendidos”, destaca a Profª Kelma Matos, coordenadora do Grupo de Pesquisa Cultura de Paz, Juventudes e Docentes.

A abertura do evento está marcada para o dia 7 de dezembro, a partir das 8h30min, com a palestra do professor José Pacheco, da Escola da Ponte, em Portugal, sobre Cultura de Paz e valores humanos. A programação seguirá à tarde com oficinas de aromaterapia e autocuidado, reiki, chás e ervas, roda de terapia comunitária e meditação do chacra do coração.

No dia seguinte, às 8h30min, o debate será sobre Educação e Saúde Mental, com a presença dos psiquiatras Adalberto Barreto e Rino Bonvini. No turno da tarde, serão realizadas as oficinas de comunicação para uma Cultura de Paz, reiki, saúde mental e empatia nas escolas, cristais, além de tertúlia literária com poesia.

O encerramento do seminário ocorrerá na manhã do dia 9 de dezembro, com a seguinte atividade: Experiências de acolhimento em espaços públicos de educação. Os relatos contarão com a participação da diretora da Faculdade de Educação da UFC, Profª Heulália Rafante, e as professoras Cristiane Moreira e Elciane do Nascimento, docentes da rede pública estadual de ensino do Ceará.

A programação será transmitida pelo canal da FACED em Ação no YouTube.

Fonte: Profª Kelma Matos, coordenadora do evento – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.