Ramo estudantil IEEE da UFC em Fortaleza, das Engenharias, recebe premiações no Brasil e exterior como destaque na área 

O Ramo Estudantil do Institute of Electrical and Electronics Engineers IEEE (Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) da Universidade Federal do Ceará, sede Fortaleza, recebeu, no mês de agosto, duas honrarias do IEEE: o prêmio de Ramo Revelação do Brasil, para organizações com até dois anos de fundação, e o prêmio internacional IEEE Regional Exemplary Student Branch Award 2022

Imagem: grupo de estudantes posa para a câmera em sala de aula

Com apenas oito meses de fundação, a organização estudantil na UFC é composta por 26 alunos, distribuídos entre cinco cursos de Engenharia: Elétrica, de Telecomunicações, de Computação, Química, e de Energias Renováveis, sob orientação do Prof. Luis Henrique Barreto, do Departamento de Engenharia Elétrica. Ao longo desse período, o grupo desenvolveu uma série de ações, como organização de eventos, palestras e workshops, além de parcerias com ramos estudantis de outros países e com empresas. 

“Houve muito trabalho realizado. Sempre fomos muito pacientes em relação aos reconhecimentos, não esperávamos receber tão cedo. No final de tudo, orgulho define melhor, afinal, representa todo o nosso empenho em fazer a diferença, e isso mostra que estamos no caminho certo. Estamos apenas começando e ainda há muito a ser feito, não vamos parar agora, ainda traremos muitos outros prêmios para nós e para a Universidade”, comenta Weslley Barata, coordenador de Conferências e Financiamentos do Comitê de Atividades Estudantis do IEEE da Seção Nordeste Brasil.

O IEEE, através dos prêmios, visa reconhecer o desempenho do voluntariado dos estudantes. Ambos são concedidos a organizações que cumprem critérios de excelência em áreas como: administração, planejamento estratégico, gestão de pessoas, recursos e conhecimento, desenvolvimento de iniciativas que se estendem pela tríade universitária (ensino, pesquisa e extensão), parcerias, compromisso de seus voluntários, compartilhamento de conhecimento com as outras unidades brasileiras e internacionais, e crescimento sustentável. 

A primeira honraria entregue ao Ramo Estudantil IEEE UFC Fortaleza, como Ramo Estudantil Revelação do Brasil, foi concedida no dia 7 de agosto, na Reunião Nacional de Ramos Estudantis  RNR. A segunda premiação, o IEEE Regional Exemplary Student Branch Award 2022, foi informada ao grupo no dia 18 de agosto. A solenidade de entrega ocorreu no último dia 4, na Student Branch Regional Meeting – SBRM, no México.

Para 2023, o grupo projeta novos desafios, como detalha Weslley Barata. “Estamos em processo de fundação do que chamamos de Grupo de Interesse, chamado de SIGHT (Special Interest Group on Humanitarian Technology), com o objetivo de impactar cidades olhando para acesso a infraestrutura, tecnologia e educação de qualidade. Vamos começar a desenvolver projetos de tecnologia dentro dos laboratórios através de financiamentos externos e parcerias com empresas, e queremos aumentar a parceria internacional com outras organizações do IEEE para desenvolver idiomas e network. Vamos expandir mais a atuação das outras engenharias dentro da organização”, afirma. 

SAIBA MAIS Fundado em 1884, o IEEE visa atender profissionais envolvidos em todos os aspectos dos campos elétrico, eletrônico e de computação e áreas relacionadas a ciência e tecnologia. Hoje, possui mais de 400 mil membros em mais de 160 países, com cerca de 125 mil membros estudantis. Mais informações podem ser encontradas no site do Instituto ou ainda no perfil de redes sociais do Ramo Estudantil IEEE UFC Fortaleza no Instagram, no YouTube e no LinkedIn

Fonte: Weslley Barata, coordenador de Conferências e Financiamentos do Comitê de Atividades Estudantis do IEEE da Seção Nordeste Brasil – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.