Instituto Confúcio da UFC recebe comitiva do Consulado-Geral da China no Recife

O Instituto Confúcio (IC) da Universidade Federal do Ceará, localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, recebeu, na tarde dessa quinta-feira (17), a visita de uma comitiva do Consulado-Geral da China no Recife, chefiada pela cônsul-geral Yan Yuqing. O encontro serviu para reforçar a relação entre a Universidade e o órgão do governo chinês, bem como para prospectar possíveis parcerias em áreas estratégicas.

ft_221118_confucio_gr.png

Durante a reunião, Yuqing elogiou a estrutura e a equipe do Instituto Confúcio da UFC, ressaltando o fato de que, pouco mais de três anos após a inauguração, ocorrida em 2019, o IC já tenha tido mais de mil alunos e realizado mais de 20 eventos de divulgação da cultura chinesa. Segundo a cônsul-geral, o Instituto Confúcio da UFC tem potencial para ser uma referência nacional, assim como é hoje a unidade do Instituto em Recife. Ela expressou também o interesse do Consulado em apoiar projetos – tantos novos como já existentes – feitos em parceria entre a UFC e a Universidade de Nankai, na China.

“Nosso Consulado vai dar todo o apoio para essas parcerias entre as duas universidades, como por exemplo na concessão de bolsas estudantis e na facilitação para a emissão de vistos”, afirmou.

ESTADO-IRMÃO – Ainda segundo a cônsul-geral, o Ceará tem uma particularidade que amplia seu caráter estratégico para o governo chinês. Isso porque, desde 1996, o Ceará é considerado “estado-irmão” da província chinesa de Fujian. Na época, o atual presidente da China, Xi Jinping, era o governador da província e esteve no Ceará iniciando as relações entre os dois estados. Outro momento importante para a aproximação foi quando Xi Jinping esteve no Ceará para a cúpula dos países do BRICS (bloco de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), ocorrida em 2014, em Fortaleza.

Veja outras imagens da visita no Flickr da UFC

A comitiva do consulado foi recebida pela equipe do Instituto Confúcio, liderada pela diretora da unidade, Profª Mônica Amorim, que apresentou um resumo sobre a história, a estrutura e o perfil acadêmico da UFC. Já a apresentação do Instituto coube ao diretor chinês da unidade, Prof. Su Jianhua.

“A cônsul-geral gostou muito do relatório que apresentamos em termos de cursos, de expansão no número de alunos, organização de festividades do calendário chinês. Reforçamos que queremos ser muito mais do que um curso de línguas e de promoção da cultura chinesa. Queremos construir pontes, estimular parcerias e cooperações entre a UFC e a Universidade de Nankai, além de outras universidades chinesas, e também pontes com outras áreas dos setores público e privado”, disse a Profª Mônica Amorim.

Também participaram da reunião, pela comitiva do consulado, o vice-cônsul Zhang Shaobo; o diretor da agência de notícias chinesa Xinhua no Brasil, Chen Weihua, e o presidente da Associação de Imprensa de Pernambuco, Múcio Aguiar. Da equipe do Instituto Confúcio da UFC participaram, além dos diretores Mônica Amorim e Su Jianhua, as professoras Wang Xiaoxiao e Li Yajun; o Prof. Alexandre Lai; a assistente administrativa Cecília Perla e a assistente Sheyla Sousa.

Fonte: Profª Mônica Amorim, diretora do Instituto Confúcio da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.