Agência UFC: Máscara de respiração assistida com uso multifuncional ganha patente

Desenvolvida por pesquisadores de diversas áreas da Universidade Federal do Ceará, a Wolf Mask, máscara de respiração assistida, não invasiva, acaba de ter sua patente expedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

A tecnologia difere de outros equipamentos do tipo devido à sua versatilidade, podendo ser utilizada por pacientes com diversos tipos de problemas respiratórios. Em situações complexas, pode ser acoplada a ventiladores mecânicos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e emergências respiratórias.

Imagem: Paciente usando máscara respiratório que cobra o rosto inteiro; a mão de uma enfermeira toca a parte da frente da máscara, e outra toca um tubo deligação

A ideia da máscara surgiu no início da pandemia da covid-19 no Ceará, em março de 2020. Com apoio do vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, e com coordenação de projeto do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto, foi montado um grupo multiprofissional que incluía pesquisadores da Medicina, Fisioterapia, Design e Engenharia de Teleinformática.

Todo o processo de desenvolvimento foi muito rápido. O trabalho do grupo multidisciplinar começou no início de 2021 e, em agosto, o pedido de patente já estava sendo feito ao INPI.

Os detalhes sobre o equipamento estão disponíveis na matéria desta semana da Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fontes: Andréa da Nóbrega Cirino Nogueira, fisioterapeuta (e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Arnaldo Aires Peixoto Jr., médico (e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)