Agência UFC: Moléculas criadas em laboratório pela UFC ajudam a combater fungos

Consequência do uso excessivo e por vezes incorreto de medicamentos antimicrobianos, a resistência dos microrganismos a remédios tornou-se um problema comum, seja no tratamento de bactérias, seja no de fungos. A Universidade Federal do Ceará tem se juntado aos esforços científicos para driblar essa dificuldade e garantir eficiência nas terapias medicamentosas.

Em pesquisa desenvolvida no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, do Centro de Ciências da UFC, o objetivo foi avaliar como moléculas desenvolvidas sinteticamente podem ajudar no combate ao fungo da espécie Candida albicans, responsável, segundo estudos de 2017, por 43,5% dos casos de candidemia, tipo de infecção da corrente sanguínea.

Imagem: Planta Moringa oleifera, com galhos verdes e finos e pequenas flores amarelas

As moléculas sintetizadas são os chamados peptídeos, formados a partir da ligação entre duas ou mais outras moléculas do tipo aminoácido. Batizados de Mo-CBP3-PepI e Mo-CBP3-PepII, os peptídeos foram testados em sua capacidade de atingir as células de C. albicans e danificá-las, para possivelmente enfraquecer a infecção.

Os resultados foram promissores: as células do fungo, após o tratamento com os peptídeos, apresentaram rachaduras (indicando danos à parede celular), além de perda de conteúdo citoplasmático e cicatrizes. Também foi detectada a formação de poros largos nas células, causados pelos peptídeos, mais um indicativo do potencial deles de alterar a composição física das células.

Os detalhes sobre a pesquisa estão disponíveis na matéria desta semana da Agência UFC, canal de divulgação científica da UFC.

Fonte: Pedro Filho Noronha de Souza, pesquisador do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.