Secretaria de Cultura da UFC recebe inscrições, até 13 de janeiro, para propostas ao Programa de Promoção da Cultura Artística

A Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (SECULT UFC) abre, nesta quarta-feira (7), inscrições para recebimento de propostas artístico-culturais do Edital nº 03/2022 do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) para 2023.

O edital é destinado a servidores ativos de todos os campi da UFC. As inscrições de projetos serão realizadas até 13 de janeiro de 2023, através de envio de processo pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Imagem: logomarca do PPCA

Nesta terça-feira (6), a SECULT UFC realiza uma sessão de tira-dúvidas on-line para que os interessados em inscrever propostas possam participar e entender o processo de inscrições e novidades do edital. A reunião ocorre por meio do Google Meet e ficará gravada no canal da secretaria no YouTube.

Podem inscrever propostas servidores docentes e técnico-administrativos com nível superior em pleno exercício de suas funções na UFC que desenvolvam atividades artístico-culturais nos segmentos que compõem o PPCA: Artes Integradas, Artes Plásticas, Artes Visuais, Fotografia, Cinema e Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Patrimônio Cultural e Teatro.

PROMOÇÃO DA CULTURA – O PPCA é um programa de fomento à cultura e à arte da Universidade Federal do Ceará, gerido pela SECULT UFC, que destina bolsas remuneradas e voluntárias aos estudantes da graduação para contribuírem nos projetos e processos de fruição artístico-cultural no ambiente universitário.

O programa oferta anualmente 100 bolsas, das quais 5 são destinadas aos projetos culturais da secretaria e 95 para ampla concorrência.

Os projetos podem ser inscritos em um dos dois segmentos: 1) projetos novos: propostas inéditas ou ainda não contempladas pelo PPCA e 2) projetos para renovação: propostas de projetos que já participaram do PPCA.

As ações realizadas pelos projetos do PPCA devem ser voltadas para a comunidade acadêmica e externa, recomendando-se que, sempre que possível, sejam abertas a toda a sociedade, envolvendo um maior número de pessoas beneficiadas. É recomendado ainda que os projetos incluam ações afirmativas, contemplando a abordagem de temáticas como cultura e infância, LGBTQIA+, acessibilidade, idosos, gênero e raça.

Uma das novidades do Edital nº 03/2022 é que o relatório de atividades será enviado apenas ao fim da vigência do projeto, tornando desnecessário o envio do relatório mensal. A coordenação do programa avaliou, após consulta à pesquisa realizada com os bolsistas e coordenadores, que essa alteração contribuirá para a desburocratização das rotinas administrativas dos coordenadores de projetos.

BOLSAS E BOLSISTAS – A bolsa do PPCA tem duração de nove meses, de março a novembro de 2023. A seleção de bolsistas ocorre após a seleção dos projetos e é feita diretamente pelos coordenadores, seguindo os critérios do edital.

Os selecionados no PPCA devem realizar posteriormente o cadastro na Pró-Reitoria de Extensão da UFC. É recomendada a leitura minuciosa do edital para entender o funcionamento da seleção e do programa de bolsas.

Fonte: Secretaria de Cultura da UFC, por meio do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.