Professores do CCA e do CT são empossados como membros da Academia Cearense de Engenharia

Dois professores da Universidade Federal do Ceará foram empossados, em 1º de dezembro, como novos membros da Academia Cearense de Engenharia (ACE). A Profª Eunice Maia de Andrade, aposentada do Departamento de Engenharia Agrícola (Centro de Ciências Agrárias), e o Prof. Francisco de Assis Souza Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (Centro de Tecnologia), passam a integrar os quadros daquela sociedade técnico-científica e cultural. A posse ocorreu no auditório da Reitoria.

Embora aposentada, a Profª Eunice segue como professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFC. Ela tem doutorado em Recursos Naturais Renováveis pela Universidade do Arizona, EUA (1997) e é referência em estudos sobre manejo de bacias hidrográficas e regimes hidrológicos de regiões semiáridas.

Imagem: A Profª Eunice passa a ocupar a cadeira nº 45 da Academia (Foto: divulgação/ACE)

Além de integrar a ACE, é também membra da Academia Brasileira de Ciência Agronômica. Desenvolve pesquisas voltadas para o semiárido, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrologia de regiões semiáridas, qualidade das águas, conservação de solo e água no semiárido, fluxo e estoque de carbono na caatinga e eco-hidrologia. Ao ocupar a cadeira nº 45 da academia, disse que pretende se aproximar da instituição e colaborar a partir de sua experiência como cientista e editora de periódicos acadêmicos.

Já o Prof. Souza Filho, novo ocupante da cadeira nº 23 da ACE, é doutor em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006). Ele é Cientista Chefe na Área de Recursos Hídricos, programa financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), com a função de aproximar a academia da produção de políticas públicas na área. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: alocação de águas, economia e planejamento dos recursos hídricos, clima e recursos hídricos, operação de reservatórios.

Imagem: O Prof. Souza Filho torna-se o ocupante da cadeira nº 23 (Foto: divulgação/ACE)

A Academia Cearense de Engenharia é uma sociedade que objetiva preservar a memória da engenharia cearense, incentivar o aprimoramento da cultura e da ética na engenharia, colaborar para o estudo de temas que apoiem a formulação e a implementação de políticas públicas na área tecnológica e contribuir para o desenvolvimento sustentável do Ceará e do Brasil, dentre outras funções.

Durante a solenidade, o presidente da ACE, Lyttelton Rebelo Fortes, convidou os novos membros a compartilharem conhecimentos e experiências individuais a fim de contribuírem para a redução de impactos ambientais e aumento da produtividade na área tecnológica. "Convido-os para renovarmos nosso compromisso em viabilizar os preceitos estatutários da Academia Cearense de Engenharia, em proveito dos interesses sociais e humanos, orientando nossos esforços para a defesa da cidadania e da promoção do desenvolvimento sustentável", afirmou o presidente.

Fontes: Centro de Tecnologia da UFC – fone: (85) 3366 9600 / Centro de Ciências Agrárias da UFC – fone: (85) 3366 9731