NOTA DA REITORIA: UFC dialoga com autoridades sobre bloqueio no orçamento e mobiliza esforços para resolução

A Universidade Federal do Ceará (UFC) vem a público manifestar sua apreensão e elucidar a comunidade acadêmica e a sociedade sobre o recente bloqueio orçamentário no Ministério da Educação (MEC). Por meio do Decreto nº 11.269, de 30 de novembro de 2022, o Governo Federal alterou o cronograma de execução mensal de desembolsos do Poder Executivo Federal, afetando o limite de pagamento de despesas discricionárias previsto para dezembro de 2022.

Até agora, a UFC vinha realizando sua execução orçamentária dentro de um adequado equilíbrio, apesar dos contingenciamentos ocorridos neste ano. Porém, com o mais recente bloqueio, ficam inviabilizados, neste mês de dezembro, os pagamentos de bolsas acadêmicas, custos dos restaurantes universitários, contratos de transporte, aquisição de passagens áreas e de insumos para atividades acadêmicas e administrativas, dentre outros itens de custeio e investimento.

A Universidade confia que a problemática não se prolongará e acredita na sua solução em tempo célere pelo ministério. Enfatiza, ainda, que está em diálogo permanente com os setores responsáveis no MEC e no Ministério da Economia, além de estar mobilizando esforços internos, no âmbito da Reitoria e da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, para acompanhar a resolução da situação.

A Reitoria