Biblioteca da UFC irá digitalizar TCCs, dissertações e teses antigas; autores poderão solicitar restrição até 31 de janeiro

A Biblioteca Universitária irá digitalizar e disponibilizar, no Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará, trabalhos de conclusão de curso (TCCs) de graduação e especialização, dissertações e teses antigas, que se encontram apenas em formato impresso nos acervos do Sistema de Bibliotecas da Universidade.

A digitalização e a disponibilização foram autorizadas por meio da Portaria nº 348, assinada no último dia 8 de dezembro pelo vice-reitor no exercício da Reitoria da UFC, Prof. Glauco Lobo. A medida visa ampliar e facilitar o livre acesso à produção técnico-científica da Universidade para a sociedade, atendendo à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e às Portarias do MEC nº 360/2022 e nº 613/2022.

Imagem: A digitalização do acervo é uma forma de facilitar o acesso da sociedade à produção intelectual da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Os trabalhos serão digitalizados gradativamente e terão sua versão eletrônica depositada de maneira pública no Repositório Institucional. Em caso de trabalhos com pedido de patente ou de embargo, caberá exclusivamente ao autor solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do repositório. Para isso, é preciso apresentar documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas da UFC até 31 de janeiro de 2023. Pedidos posteriores a essa data serão aceitos, mas não garantem que o trabalho já não tenha sido digitalizado e divulgado.

SOBRE O REPOSITÓRIO – O Repositório Institucional tem o objetivo de reunir, organizar, preservar e disseminar a produção científica e intelectual da comunidade universitária. São mais de 60 mil documentos digitais, entre artigos de revistas científicas, capítulos de livros, TCCs, dissertações, teses e trabalhos publicados em eventos. O acesso é público.

De acordo com a 14ª edição do Ranking Web of Repositories, divulgada em junho deste ano, o repositório da UFC ocupa o 47º lugar entre os repositórios institucionais do mundo, o 6º lugar entre os repositórios das instituições de ensino superior do Brasil e 1º lugar entre os repositórios institucionais da região Nordeste, considerando-se o número de publicações registradas.

Fonte: Biblioteca Universitária – fone: (85) 3366 9513 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.