Aberta no MAUC exposição que celebra a trajetória de 50 anos nas artes plásticas da cearense Sandra Montenegro

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) abrirá a mais nova exposição temporária, Estar nesse mundo, da artista cearense Sandra Montenegro, na próxima quinta-feira (15), das 17h às 20h30min. A entrada é gratuita para o público em geral.

Imagem: Tecidos coloridos entrelaçados e o nome da exposição em cor branca

A exposição Estar nesse mundo é dividida em dois momentos: o primeiro deles conta com uma linha do tempo, apresentando a história da artista e obras que representam marcos em sua trajetória de 50 anos nas artes plásticas. O segundo vai receber trabalhos da artista, inéditos em sua maioria, inclusive exibindo obras dentro de uma linguagem mais contemporânea, como a técnica de pintura em tecidos.

Sandra Montenegro iniciou nas artes por volta dos 5 anos, quando passou a demonstrar um olhar curioso e atento, registrando em desenhos seus sentimentos e seu entorno. Em 1972, com apenas 13 anos, participou do V Salão dos Novos e conquistou o primeiro lugar em pintura e, desde então, essa relação com as artes plásticas se estreitou progressivamente.

Pintar para fazer o bem e usar as cores para iluminar a vida é o grande propósito da artista, como definiu o artista Estrigas: “Sandra se manifesta com a mesma desenvoltura com suas cores bem aplicadas e um desenho puro, leve, numa composição equilibrada, harmoniosa, que nos conduz a uma empatia com o trabalho, na percepção estética em que se manifestam os seus temas-assuntos, dentro de uma figuração tranquila, que reconquista momentos de felicidade que a vida dá e toma”.

Sandra narra histórias usando a linguagem visual, através de pinceladas, traços, sulcos e gravações. Faz uso de um extenso vocabulário artístico que encontrou no universo das aquarelas, das acrílicas sobre tela, dos desenhos, das gravuras e da mescla entre eles. Para Descartes Gadelha, a essência de Sandra “está ostensivamente presente em todos os pontos de seus quadros. É uma arte depoimento de uma alma com excelente caráter, é por isso que suas pinturas são tão agradáveis. A difícil técnica das tintas aquosas é dominada por Sandra com surpreendente facilidade, chegando a exorbitar até mesmo as regras de procedimento, em função do prazer de colorir. O resultado é uma pintura que nos faz bem”, afirma o artista.

A mostra apresentará ainda releituras de obras de Sandra em forma de esculturas feitas por Jacinta Cavalcante. A artista visual e arquiteta Andréa Dall’Olio Hiluy assina a curadoria e a expografia da mostra. A artista Zakira Nobre foi responsável pela comunicação visual e montagem. A exposição segue em cartaz no MAUC até 27 de janeiro de 2023.

O MAUC fica na avenida da Universidade, 2854, Benfica, em Fortaleza. Abre ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto feriados. A entrada é gratuita.