Procurar no portal

UFC e Universidade Ben-Gurion, de Israel, firmam acordo para programa de intercâmbio acadêmico e de cooperação

A Universidade Federal do Ceará e a Universidade Ben-Gurion do Neguev (BGU), de Israel, assinaram recentemente memorando que estabelece um programa de intercâmbio acadêmico e de cooperação entre as duas instituições. O acordo é um desdobramento da visita de uma comitiva da UFC a Israel, chefiada pelo reitor Cândido Albuquerque, em outubro deste ano.

O acordo tem três componentes principais: pesquisa conjunta, intercâmbio de professores e intercâmbio de estudantes. Na etapa inicial, as prioridades são a formatação e implementação de um programa de intercâmbio estudantil, bem como a realização dos primeiros intercâmbios de professores, pesquisadores e especialistas técnicos para visitas de curto ou longo prazo.

Imagem: Fachada de um dos prédios da Universidade Ben-Gurion (Foto: Divulgação)

Posteriormente, com o início do programa de intercâmbio de discentes de graduação e de pós-graduação, a ideia é que cada uma das universidades possa enviar e receber, a cada ano letivo, um estudante (para período de um ano inteiro) ou dois estudantes (um por semestre).

AÇÕES – Entre as primeiras realizações no âmbito do intercâmbio acadêmico e da cooperação, já estão previstas duas ações específicas para 2023, desenvolvidas conjuntamente por ambas as instituições.

Uma delas é um desafio de inovação, do qual irão participar 20 alunos da UFC e 20 alunos da BGU. Os estudantes acompanharão seminários sobre inovação ministrados por professores das duas universidades, por plataforma virtual. Será proposto um desafio para as equipes a serem formadas (10 equipes com quatro alunos cada uma, sendo dois da UFC e dois da BGU). A equipe que apresentar melhor solução será premiada com uma viagem de uma semana (alunos da UFC irão para Tel Aviv, em Israel, e alunos da BGU virão para Fortaleza).

Visita de comitiva da UFC à BGU. Da esquerda para a direita: os professores Raphael Bar-El e Miki Malul, da Universidade de Ben-Gurion, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e os pró-reitores de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, e de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque (Foto: Divulgação)

A outra ação é um seminário no qual será formado um grupo de discussão sobre uma série de trabalhos conjuntos entre as duas universidades, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Detalhes sobre essas ações serão conhecidos posteriormente.

“Estamos muito empolgados com esse acordo, pois já nasce com duas ações específicas programadas que irão possibilitar efetivamente a aproximação entre nossas instituições”, diz o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque. Ele adianta que, para o seminário sobre os ODS, a UFC receberá uma comitiva de cinco professores da Universidade Ben-Gurion.

Fonte: Prof. Augusto Albuquerque, pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300