Equipe da Rádio Universitária FM recebe Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Ceará

A equipe de jornalismo da Rádio Universitária FM, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (SECULT UFC), foi premiada na 4º edição do Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Ceará (MPCE). A solenidade ocorreu na noite dessa quinta-feira (15), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no Centro Administrativo do Cambeba, em Fortaleza.

A série de reportagens intitulada "O Ministério Público e o Estado Democrático de Direito" conquistou o segundo lugar na categoria Radiojornalismo. Os autores da produção especial são os jornalistas Lúcia Helena Pierre, Fernando Jocelito, Márcia Vieira, Fátima Leite, Síria Mapurunga, Fabrício Girão e Ana Mary Cavalcante.Imagem: Os jornalistas Fernando Jocelito, Lúcia Helena Pierre, Márcia Vieira, Fabrício Girão e Síria Mapurunga

Com um total de seis reportagens, a série abordou os seguintes temas: Defesa do Estado Democrático de Direito – conceito e definição; Procuradoria de Direitos Humanos – Atuação em defesa de minorias – vítimas de preconceitos, as pessoas portadoras de deficiência, os idosos, os índios; Promotoria de Justiça da Saúde – judicialização da saúde e fiscalização da prestação de serviços de planos de saúde, Programa Vidas Preservadas e atuação na pandemia; Promotoria da educação – atuação para incluir os indivíduos com deficiência, assegurar a igualdade educacional entre todos e para garantir educação infantil para crianças em situação vulnerável; Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON); e Núcleos de Mediação Comunitária e a busca de mecanismos extrajudiciais de solução de conflitos.

RECONHECIMENTO – A coordenadora de Jornalismo da Rádio Universitária FM, Lúcia Helena Pierre, considera a conquista do prêmio como o reconhecimento do trabalho diário da equipe. "Valoriza o compromisso da rádio com a qualidade da informação e de dar voz aos diversos segmentos da população. Além disso, fortalece a defesa da democracia, e de ações de órgãos como o Ministério Público do Estado do Ceará, para garantir o estado democrático de direito".

Para o jornalista Fernando Jocelito Reinaldo, a premiação representa um estímulo ao exercício profissional, no tocante à defesa da democracia e ao estado democrático de direito. "Nós jornalistas, juntamente com o Ministério Público, somos partícipes desse processo em defesa da democracia tão ameaçada nos últimos anos", acentua ele.

Fernando afirma que prêmios como este dão visibilidade à profissão e aos profissionais. Ele ressalta que os jornalistas muitas vezes são ameaçados com censura, más condições de trabalho e violência, até mesmo física, e assassinatos, como revelam relatórios de entidades nacionais e internacionais. De acordo com Fernando, a equipe dedica o prêmio a todos os profissionais de comunicação e aos defensores da Constituição e da democracia.

SAIBA MAIS – A edição deste ano do Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Ceará (MPCE) contou com 50 trabalhos avaliados pela comissão julgadora. Sessenta e sete profissionais de 17 emissoras de TV, rádio, jornais e portais de notícias de todo o estado do Ceará concorreram ao certame. Os finalistas receberam troféus, certificado e uma premiação em dinheiro.

Confira a relação completa dos ganhadores e outras informações sobre o Prêmio no site do MPCE.

Fonte: Rádio Universitária FM – fone: (85) 3366 7478