Agência UFC: Isolamento na covid-19 afetou mais a saúde mental de quem tinha doenças crônicas preexistentes

Pesquisa realizada com mais de 14 mil brasileiros identificou que pessoas com doenças crônicas preexistentes foram as mais suscetíveis a desenvolver quadros de ansiedade e depressão no período de isolamento social durante a pandemia de covid-19.

Homens que possuem uma doença crônica preexistente foram 15% mais propensos a desenvolver sintomas depressivos do que os que não possuem comorbidade. Nas mulheres, o dado é anda mais intenso: 19%. Cenário não muito diferente se repete quando o assunto são sintomas de ansiedade. No caso, mulheres com doenças crônicas preexistentes registraram 16% a mais de chance de apresentar quadro de ansiedade, ao passo que entre homens o índice foi de 14%.

Pesquisadores analisaram a questão da saúde mental durante período de isolamento social (Foto: Ümit Bulut no Unsplash)

Além da questão da multimorbidade, os pesquisadores também identificaram outros fatores que podem potencializar ou reduzir os riscos de desenvolvimento desses sintomas. Os jovens, por exemplo, tendem a ser mais afetados pelo isolamento do que os mais idosos.

A pesquisa foi realizada por cientistas de oito universidades e centros de pesquisa, entre eles a Profª Elisângela Rodrigues, da Universidade Federal do Ceará. O artigo  “Multimorbidade agrava sintomas de ansiedade e depressão durante a pandemia de covid-19 no Brasil” foi publicado na revista Journal of Affective Disorders. A matéria completa com os detalhes do trabalho está disponível no site da Agência UFC, a plataforma de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará.