Reisado Brincantes do Cordão do Caroá realiza cortejo natalino no Benfica no próximo dia 26

O Reisado Brincantes do Cordão do Caroá, iniciativa de extensão da Universidade Federal do Ceará, leva mais uma vez às ruas do Benfica suas cores, cantos e danças no ciclo natalino.

O Cortejo de anunciação, que marca o nascimento do Menino Jesus, será no próximo dia 26, com saída às 19h da sede do Reisado (Avenida da Universidade, 2890, Benfica, em frente à Reitoria). Em 6 de janeiro, o Reisado protagoniza o Dia de Reis na Reitoria, simbolizando, com grande festa da tradição popular, a visita dos Reis Magos ao Menino Deus. No evento, o grupo encerra os festejos do Natal.

Imagem: O ciclo natalino será encerrado, no dia 6 de janeiro, com apresentação do reisado na Reitoria (Foto: Arlindo Barreto/UFC)

Atualmente o Reisado conta com 20 integrantes, entre alunos e ex-alunos da UFC e outras pessoas da comunidade, de diversas idades, crianças, adolescentes, adultos e idosos. O grupo se reúne para estudos e ensaios durante todo o ano, mas as atividades se intensificam nos meses próximos ao fim do ano, quando se aproxima o Natal, informa o coordenador do Reisado, mestre Rafael de Paulo.

Desde 2003, o Reisado Brincantes do Cordão realiza o ciclo natalino no Benfica. “Somente durante a pandemia não fomos às ruas nem fizemos nossa tradicional apresentação na Reitoria, mas continuamos realizando nossas apresentações por meio de lives nas redes sociais e agora em 2022 retornamos com a presença de nosso grupo pelas ruas do Benfica e na Reitoria da UFC”, afirma o mestre Rafael.

Imagem: O grupo conta, atualmente, com 20 integrantes, e está aberto a novos interessados (Foto: Arlindo Barreto/UFC)

HISTÓRICO – A origem do Reisado Brincantes do Cordão do Caroá se deu no início dos anos 2000, quando alguns alunos da UFC foram à região do Cariri para pesquisar os grupos culturais, como relembra mestre Rafael. Na região, conheceram grupos de Reisado de Congo, principalmente em Juazeiro do Norte. Ao longo dos anos, os alunos fizeram diversas viagens para o Cariri, que deram início a um intercâmbio com a vinda de mestres de reisado para a Capital.

As atividades fortaleceram a fundação do grupo de reisado e a criação de um movimento cultural no bairro do Benfica, integrando a Universidade com a comunidade e gerando um calendário que se tornou tradição no bairro. Foi criado então o projeto de extensão, sob a coordenação do Prof. Babi Fonteles, da Faculdade de Educação (FACED), que passou a abrigar o Reisado.

“Hoje em dia muitos moradores já aguardam a presença de nosso grupo passando de porta em porta nos dias seguintes ao Natal e muitos assistem à comemoração do Dia de Reis na Reitoria da UFC levando a alegria, a música, a arte e a energia de uma cultura tradicional do povo cearense”, comenta o mestre.

A pessoa interessada em participar do Reisado pode entrar em contato através das redes sociais do grupo (Facebook e Instagram) ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., meios onde podem ser obtidas, também, outras informações.

Fonte: Mestre Rafael de Paulo, coordenador do Reisado Brincantes do Cordão do Caroá – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.