SECULT UFC celebra 10 anos de atividades com exposição e seminário no MAUC; evento inicia nesta terça-feira (20)

A Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (SECULT UFC) celebra, em 2022, a marca de 10 anos de atividades. Em alusão à efeméride, têm início nesta terça-feira (20), no Museu de Arte da UFC (MAUC), o Seminário de Cultura e Arte da SECULT UFC e a exposição SECULT UFC 10 anos: percursos de memória e o pulsar da diversidade. Os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Imagem: Além do seminário, exposição no MAUC levará o visitante a fazer uma imersão no percurso histórico da primeira década da SECULT UFC

O Seminário de Cultura e Arte da SECULT UFC irá reunir, no auditório do MAUC, projetos, artistas e comunidade acadêmica para discutir a produção da secretaria, equipamentos culturais e ações artístico-culturais do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA). A mesa de abertura ocorre na terça-feira, às 9h, com a presença do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; da diretora da SECULT UFC, Maria Pinheiro Pessoa; do pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt da Silva; da pró-reitora de Extensão da UFC, Profª Elizabeth Daher; da pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo; e da vice-diretora do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, Profª Araguacy Filgueiras.

Com o objetivo de promover reflexões sobre memória e diversidade cultural no ambiente universitário nesta primeira década, o seminário segue até quarta-feira (21) abordando em mesas-redondas e rodas de conversa os temas "Memórias e caminhos da SECULT UFC", "Diversidade cultural nos projetos do PPCA", "Experiências na produção de espetáculos em projetos do PPCA", "Ações afirmativas em projetos de cultura e arte – vivências do PPCA" e "Contribuições da vivência em projetos artísticos na Universidade". A programação conta ainda com apresentações artísticas de linguagens como música e performance.

A exposição SECULT UFC 10 anos: percursos de memória e o pulsar da diversidade será aberta também nesta terça-feira, às 10h, e segue até 27 de janeiro. A proposta é convidar o visitante a fazer uma imersão imagética, poética e sonora no percurso histórico, identitário e de memória da primeira década da secretaria. Tem ainda o intuito de provocar um olhar sobre a diversidade existente no fazer cultural dos equipamentos culturais, projetos e artistas da UFC que fazem parte da história da SECULT UFC.

SAIBA MAIS – A Secretaria de Cultura da UFC foi criada em 2012, através da Resolução nº 01, de 1º de março de 2012. Em 2013, foi criado o PPCA, que apoia, através da concessão de bolsas, estudantes da graduação que participam das atividades de grupos artísticos e projetos nas áreas da música, dança, literatura, audiovisual, design, teatro e artes integradas.

Responsável pela articulação das políticas culturais da UFC e pelo fortalecimento da área cultural na Instituição, a SECULT UFC tem em sua trajetória um histórico de projetos culturais realizados, eventos e ações de incentivo à arte e à cultura em suas diversas linguagens e segmentos. Mais informações podem ser obtidas na página da SECULT UFC.