SECULT UFC completa 10 anos celebrando a diversidade; seminário comemorativo segue até esta quarta-feira (21)

A Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (SECULT UFC) completou, em 2022, a primeira década de atividades. Para lembrar o caminho percorrido nesses 10 anos e pensar nos próximos desafios, a secretaria deu início, na manhã desta terça-feira (20), à segunda edição do Seminário de Cultura e Arte da SECULT UFC. O evento, realizado no auditório do Museu de Arte da Universidade (MAUC), segue até quarta-feira (21).

Na abertura do evento, a diretora da SECULT UFC, Maria Pinheiro, reforçou a importância da integração dos diversos setores da Universidade na área cultural. “A gente não faz cultura só, a gente faz cultura é no coletivo. O acolhimento dos outros setores, das pró-reitorias, ao longo desses 10 anos, foi muito importante”, afirmou.

Imagem: A diretora da SECULT UFC, Maria Pinheiro, e a diretora do Museu de Arte da UFC (MAUC), Graciele Siqueira, posam para foto

A diretora ainda destacou os aspectos que atualmente recebem mais atenção da atual gestão, que são: acessibilidade, diversidade e integração. “E quando perguntam o que a gente quer para os próximos 10 anos, é justamente isso, que a Universidade continue integrada, unida e muito atenta à questão da acessibilidade, que é um caminho que ainda tem muito para percorrer”, comentou.

A importância da integração dos diversos setores da Universidade também foi apontada pelo pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt. “A cultura é bastante ampla, é um conceito amplo, envolve tudo. A Universidade é ensino, pesquisa e extensão, e é cultura. A gente precisa ter essa visão de conjunto”, observou.

O Prof. Almir Bittencourt, que na ocasião representou o reitor da Instituição, Prof. Cândido Albuquerque, ainda lembrou os investimentos da atual gestão na área cultural, como a compra de instrumentos musicais para o Curso de Música, a disponibilização de equipamentos de vigilância eletrônica para o MAUC e a obra para reforço e proteção das fundações da casa de nascimento do escritor José de Alencar.

A articulação da SECULT e de seus equipamentos culturais com a extensão foi ressaltada pela pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher, e pela Profª Araguacy Filgueiras, vice-diretora do Instituto de Cultura e Arte (ICA). “A Pró-Reitoria de Extensão é cultura. Nós temos o Programa de Promoção à Cultura e isso é levado para a sociedade, isso é extensão”, afirmou a pró-reitora.

“Esse momento agora reflete essa importância, o quanto a Universidade trabalha para a sociedade. Agora, a curricularização da extensão enaltece mais esse trabalho, que é tão rico, tão importante para a formação humana dos estudantes”, complementou a Profª Araguacy Filgueiras, destacando algumas ações realizadas conjuntamente pelo ICA e a SECULT, como a Mostra ICA e o Encontro de Cultura Artística.

Imagem: sala do MAUC com obras da exposição "Secult UFC 10 anos: percursos de memória e o pulsar da diversidade"

Também presente na abertura, a pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo, reforçou a importância da temática abordada nos dois dias do evento. “O tema desse seminário é diversidade. E é isso que a gente faz todos os dias, por ser uma Universidade tão plural. E quando você exercita a diversidade, você também está exercitando a empatia, a compreensão e principalmente o entusiasmo e o reconhecimento institucional”, afirmou.

Após a mesa de abertura, os participantes foram convidados a visitar a exposição Secult UFC 10 anos: percursos de memória e o pulsar da diversidade, que aborda o percurso histórico, identitário e de memória dos 10 anos da Secretaria. Em seguida, os presentes puderam conhecer mais sobre o setor na mesa “Memórias e caminhos da SECULT UFC”, com a diretora do Memorial da UFC, Gerda Holanda, a diretora da SECULT UFC, Maria Pinheiro, e a produtora cultural Natália Pinho.

A programação do seminário segue na tarde desta terça-feira e ao longo desta quarta-feira com apresentações artísticas, rodas de conversa e debates.

SAIBA MAIS – Criada em março de 2012, a Secretaria de Cultura da UFC é responsável pela articulação das políticas culturais da Universidade e pelo fortalecimento da área cultural na Instituição. São vinculados à secretaria: o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA), a Casa de José de Alencar (CJA), o Museu de Arte da UFC (MAUC), a Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO) e a Rádio Universitária FM.

Leia também: SECULT UFC celebra 10 anos de atividades com exposição e seminário no MAUC; evento inicia nesta terça-feira (20)

Fonte: Secretaria de Cultura da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.