Professora da Faculdade de Medicina da UFC é eleita membra afiliada da Academia Brasileira de Ciências

A Profª Débora Castelo Branco de Souza Collares Maia, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, foi eleita para compor o quadro de membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na região Nordeste e Espírito Santo. O resultado foi divulgado após a realização da Assembleia Geral Ordinária da entidade, no início de dezembro.

Os membros afiliados são pesquisadores de excelência com menos de 40 anos de idade que integram o quadro da ABC por um período de cinco anos. A Profª Débora, que tomará posse na ABC no dia 1º de janeiro de 2023 e passará a integrar a entidade para a área de Ciências Biológicas, orienta pesquisas nos Programas de Pós-Graduação em Microbiologia Médica e em Farmacologia da UFC.

Imagem: rosto da Profª Débora Castelo Branco

“Recebi com muita alegria e gratidão a minha indicação e afiliação à Academia Brasileira de Ciências. A trajetória na pesquisa é difícil, principalmente para jovens pesquisadores, por isso me sinto feliz de ter minha trajetória reconhecida. Atuo nas áreas de Microbiologia médica e animal e tenho certeza que a minha afiliação à ABC será uma oportunidade para conhecer novos pesquisadores de diferentes áreas e promover novas interações que serão importantes para a manutenção e desenvolvimento dos programas de excelência em Microbiologia e Farmacologia da UFC. Além disso, acredito que a minha afiliação poderá estimular mais meninas e mulheres para a ciência”, disse.

A Profª Débora Castelo Branco é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq ‒ nível 2. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase nos seguintes temas: antimicrobianos, micologia e bacteriologia médica e veterinária.

UFC NA ACADEMIA – Além da Profª Débora, outros 20 docentes da UFC são ou já foram membros afiliados da ABC, categoria criada em 2007 para incluir jovens pesquisadores promissores das seis regiões definidas pela academia (Norte, Nordeste e Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Centro-Oeste, São Paulo e Sul), indicados e eleitos por membros titulares com atuação nessas regiões. Anualmente, são eleitos cinco jovens cientistas por região para mandatos de cinco anos, não renováveis.

A UFC tem ainda 10 professores ocupando cadeiras titulares na academia: Aldo Ângelo Lima (Fisiologia e Farmacologia), Antônio Gomes (Física), Benildo Sousa Cavada (Bioquímica e Biologia Molecular), Edilberto Rocha Silveira (Química Orgânica e Inorgânica), Gregório Pacelli Feitosa Bessa (Matemática), João Lucas Marques Barbosa (Matemática), José Soares de Andrade Júnior (Física), Luiz Drude de Lacerda (Ciências Biológicas), Manassés Claudino Fonteles (Fisiologia e Farmacologia) e Manoel Odorico de Moraes Filho (Fisiologia e Farmacologia).

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Médica da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.