Pesquisadoras da Pós-Graduação em Economia Rural recebem prêmio nacional do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Duas pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER) da Universidade Federal do Ceará foram distinguidas com o Prêmio de Excelência em Pesquisa IPEA – Roberto Campos. A cerimônia de premiação ocorreu na última quinta-feira (15), na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em Brasília (DF).

Imagem: Foto da pesquisadora Maria Josiell Nascimento da Silva recebendo o prêmio do IPEA

As pesquisadoras Maria Josiell Nascimento da Silva e Thyena Karen Magalhães Dias, do PPGER/UFC, tiveram artigos científicos avaliados em primeiro e segundo lugar, respectivamente, como os melhores textos de 2021 publicados na revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP), editada pelo IPEA. Os dois trabalhos estão disponíveis gratuitamente para consulta on-line no Repositório Institucional da UFC

SUSTENTABILIDADE – A pesquisadora Maria Josiell Nascimento da Silva é a autora principal do artigo “O impacto das tecnologias sociais sobre a geração de emprego e renda, e a sustentabilidade ambiental do pequeno agricultor do semiárido cearense”, fruto de sua dissertação de mestrado defendida na UFC em 2020. Assinam como coautores do trabalho os pesquisadores Ahmad Saeed Khan, Edward Martins Costa, Domingos Isaias Maia Amorim e Francisco José Silva Tabosa, todos do PPGER/UFC. Atualmente, ela cursa doutorado em Economia Aplicada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP).

O artigo contemplado com o primeiro lugar no Prêmio de Excelência em Pesquisa IPEA – Roberto Campos versa sobre o impacto do programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), na renda e na sustentabilidade de agricultores de municípios da região centro-sul do Ceará. A proposta do estudo era investigar se produtores rurais beneficiados com cisternas pelo programa, instaladas em parceria com o Instituto Elo Amigo, obtiveram maior renda agrícola e também utilizaram meios menos danosos ao meio ambiente.

Imagem: Foto de família de agricultores ao lado de cisternas para captar água da chuva

“Os resultados do trabalho mostram que sim, os agricultores que possuem a cisterna do programa conseguem ter maior renda e também empregam métodos mais sustentáveis em sua produção. O P1+2 é um programa que constrói cisternas para captar e armazenar água da chuva para ser usada na irrigação de pequenos plantios no período de estiagem no semiárido, além de promover capacitações com os beneficiários”, explica a pesquisadora.

Segundo o Prof. Ahmad Saeed Khan, orientador de mestrado de Maria Josiell, o prêmio demonstra a preocupação do corpo docente do PPGER/UFC em desenvolver estudos sobre tecnologias sociais e políticas públicas no contexto da economia rural. “Sempre tentei fazer pesquisa original e inovadora que trate da agricultura familiar, identificando problemas e oferecendo soluções. A pesquisa deve contribuir para oferecer subsídios aos tomadores de decisão para solucionar os problemas existentes dos agricultores do Ceará e do Brasil”, reflete Khan.

CRÉDITO RURAL – A pesquisadora Thyena Karen Magalhães Dias, que atualmente é estudante de doutorado em Economia Rural na UFC, é a autora principal do artigo “O impacto da posse da terra do agricultor familiar sobre o acesso ao crédito rural”. Ela iniciou a pesquisa na disciplina Avaliação de Impacto de Políticas Públicas, tendo aprofundado o estudo em sua dissertação de mestrado, defendida em 2020. Do artigo premiado em segundo lugar participam como coautores Vitor Hugo Miro Couto Silva, Edward Martins Costa e Ahmad Saeed Khan, docentes do PPGER/UFC.

De acordo com Thyena Dias, o trabalho tinha por objetivo avaliar o impacto da posse da terra sobre o crédito rural no Brasil, a partir de microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O artigo analisou de que maneira a garantia de direitos de propriedade e a regularização fundiária de agricultores familiares poderiam ser fatores relevantes para o acesso a crédito. “De acordo com os resultados obtidos, a posse de terra implica um efeito positivo e significante sobre o acesso ao crédito no Brasil. Em âmbito regional, esse efeito positivo foi observado nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste”, comenta a doutoranda.

Imagem: Foto da pesquisadora Thyena Karen Magalhães Dias recebendo o prêmio do IPEA

Para o Prof. Vitor Hugo Miro, orientador de mestrado de Thyena, o PPGER alcançou a marca de publicação de 178 artigos em periódicos nacionais e internacionais no último quadriênio (2017-2020) avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Complementa o docente que o destaque ultrapassa o âmbito acadêmico, por gerar um conhecimento útil para toda a sociedade, além dos muros da Universidade.

“Os artigos premiados são uma demonstração da relevância das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no nosso programa, da qualidade do nosso corpo docente e discente. E claro, as premiações garantem uma maior exposição e destaque nacional ao nosso programa de pós-graduação, único no Brasil com foco em Economia Rural. Estamos desenvolvendo linhas de pesquisa importantes em campos relacionados com desenvolvimento econômico e avaliação de políticas públicas”, conclui.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Economia Rural da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.