Fábrica de Programadores, parceria da UFC e Fundação Demócrito Rocha, beneficia mil alunos de escolas públicas

Numa parceria entre a Universidade Federal do Ceará e a Fundação Demócrito Rocha (FDR), foi encerrado, na última segunda-feira (19), o primeiro ciclo do projeto Fábrica de Programadores – Aprendendo a Programar com Games. Um total de mil jovens do ensino médio, alunos de escolas públicas, participou de curso sobre princípios de programação voltados para jogos de computador. O projeto, elaborado por professores do Campus da UFC em Quixadá, contou com colaboração de 20 universitários da instituição contratados pela FDR para atuar como tutores.

O curso, gratuito, constou de 12 módulos nos quais os jovens participantes tiveram aulas sobre introdução e lógica de programação; conceitos de jogos; planejamento e concepção dos games; apresentação de produto tecnológico e outros temas afins. A formação dá direito a certificado emitido pela FDR e pela UFC.

Imagem: Na imagem, professores do Campus da UFC em Quixadá - Andréia Libório, Viviane Menezes, Wladimir Tavares e Paulo de Tarso Guerra; alunos do Campus que foram tutores dos mil estudantes de ensino médio; e coordenadores da Fundação Demócrito Rocha (Foto: Divulgação)

“Esse curso foi montado, pensado, discutido para ser intuitivo e fácil, de modo que seus alunos, mesmo não tendo conhecimento de programação nem sendo da área de computação, possam ter uma experiência sobre ser um produtor de tecnologia”, diz a Profª Andréia Libório, diretora do Campus da UFC em Quixadá. Ela atuou como coordenadora de conteúdo do projeto junto com a Profª Viviane de Menezes, do mesmo campus.

O objetivo do projeto, de acordo com a Profª Andréia, foi o de motivar os alunos a conhecer “uma área promissora, com um mercado de trabalho bastante aquecido, no qual eles podem desenvolver uma carreira tanto como empreendedores, montando sua startup, desenvolvendo seu próprio negócio, como funcionários de grandes players da área de tecnologia da informação (TI)”, ressalta ela.

A Profª Viviane de Menezes detalha que, ao longo dos 12 módulos, os alunos aprenderam a “a desenvolver jogos (games) desde a concepção, elaboração do projeto até a sua programação. A ferramenta de programação utilizada foi o app inventor, com a qual é possível construir aplicativos para smartphones usando uma linguagem de programação baseada em blocos [metodologia utilizada para ensino de conceitos iniciais de programação]”.

“Os conteudistas gravaram as aulas no estúdio do jornal O Povo e prepararam material didático que foi disponibilizado de forma virtual para os alunos do curso. Também foi publicado no formato de fascículo. Elaboramos 12 videoaulas com 12 fascículos publicados", detalha Viviane.

No programa da solenidade de encerramento, foram realizadas palestras sobre o tema do curso e 15 alunos finalistas apresentaram seus protótipos de games para avaliação de um júri que escolheu os três melhores.

Os vencedores foram os estudantes Sabrina Ferreira de Souza, de Fortaleza (primeiro lugar), com o jogo “Mission Impawssible”; Ana Karen Vasconcelos Alves (segundo lugar), de Viçosa do Ceará, com “Bunny Girl”; e Pedro Igor da Silva Dutra (terceiro lugar), de Juazeiro do Norte, com o game “Fallen Gods”. Os dois primeiros selecionados receberam um notebook, e o terceiro foi premiado com um smartphone.

PAPEL DA UNIVERSIDADE – A Profª Andréia Libório destaca o papel da UFC de oferecer ensino gratuito e de qualidade para além dos cursos formais da Instituição. “Esse curso é um convite para que esses jovens do ensino médio conheçam mais a área de TI. São estudantes que estão na idade de decidir por uma profissão e, quem sabe, despertem o interesse para seguir carreira promissora nessa área. Então a UFC teve esse papel importante de formar, de levar esses conhecimentos para esses alunos”, comenta ela.

Com foco em games, o curso vai além da área da computação porque, segundo a Profª Andréia, ao incluir ensino de raciocínio lógico no conteúdo, oferece ao participante a oportunidade de desenvolver habilidades para vários setores da vida: do aprendizado da matemática à capacidade de tomar boas decisões. “O curso também promove isso. Outra coisa foi a gente mostrar como é possível resolver problemas da sociedade usando a tecnologia da informação”, destaca.

Para a Profª Viviane de Menezes, “esse é um projeto muito importante para nós, pois conseguimos atingir um público-alvo de mil alunos com o formato EAD de diversas cidades do Ceará. Assim, ajudamos a popularizar o ensino de programação e também fazer com que os alunos entendam como ocorre o processo de produção de um programa, como um jogo digital. Acreditamos, com isso, aproximar a Universidade desses alunos para que possam em um futuro breve despertar o interesse para uma carreira em tecnologia da informação”.

Fonte: Profª Andréia Libório, diretora do Campus da UFC em Quixadá – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.