Dois pesquisadores da UFC são nomeados como coordenadores de avaliação da CAPES para o quadriênio 2021-2024

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) deu posse, no último dia 15 de dezembro, aos novos coordenadores de suas 49 áreas de avaliação para o quadriênio 2021-2024. Entre eles, dois nomes são da Universidade Federal do Ceará: o Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, na área de Astronomia e Física, e a Profª Ana Karina Bezerra Pinheiro, na área de Enfermagem.

O Prof. Antônio Gomes é pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Física da UFC, enquanto a Profª Ana Karina atua no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, ambos atualmente com conceito máximo (nota 7) na avaliação da CAPES.

Imagem: montagem com imagens lado a lado dos professores Antônio Gomes e Ana Karina

Os nomes foram definidos após passar por três etapas: a escolha pela comunidade acadêmico-científica, que totalizou 1.264 indicados iniciais; a formação de listas tríplices pelo Conselho Superior da CAPES, considerando os nomes mais votados pelos colegas da área; e a escolha final de 49 nomes no fim de novembro.

Veja a lista completa dos novos coordenadores

Entre as funções dos coordenadores de área, estão "avaliar propostas de cursos novos, realizar a avaliação quadrienal, propor critérios de avaliação e garantir a interlocução com a comunidade acadêmico-científica".

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Rodrigo Porto, a nomeação “é um reconhecimento da comunidade científica à trajetória já muito exitosa como profissionais e pesquisadores de ambos. É um reconhecimento que podemos estender aos programas de pós-graduação em que eles atuam. São programas que, não por acaso, têm o conceito máximo na CAPES, de padrão de excelência internacional”.

Além disso, o pró-reitor destaca que a escolha é reflexo da capacidade de liderança científica que os dois pesquisadores possuem. “A UFC se sente muito bem representada no sentido de que terá voz ativa na formatação dos futuros processos avaliativos, nessas duas áreas em particular, mas também de maneira geral nas discussões mais amplas que a CAPES conduzir”, diz o Prof. Rodrigo.

PROF. ANTÔNIO GOMES – Referência no campo da Física, atuando principalmente com ênfase em nanociência e nanotecnologia, o Prof. Antônio Gomes de Souza Filho é doutor pela UFC, onde atualmente é professor titular. Bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de nível 1A, o pesquisador tem mais de 250 artigos publicados em periódicos internacionais.

“A nomeação para coordenar a área de Astronomia e Física sinaliza o reconhecimento da comunidade acadêmica nacional da área ao padrão de excelência da Pós-Graduação em Física na UFC, que é de padrão internacional durante os últimos 20 anos”, ressalta o Prof. Antônio Gomes.

“Nossa expectativa é contribuir, a partir da discussão com os coordenadores de programas, para o aprimoramento do processo de avaliação da pós-graduação”, diz o pesquisador. “No contexto atual, entendemos que chega o momento de uma inflexão no padrão de avaliação para que se tenha um novo ciclo de fortalecimento da pós-graduação”, projeta.

PROFª ANA KARINA – Enfermeira por formação, a Profª Ana Karina Bezerra Pinheiro é doutora pela UFC, onde já coordenou a pós-graduação na área, e ocupa atualmente o cargo de vice-diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem. Bolsista de produtividade em pesquisa 1D do CNPq, suas publicações em periódicos especializados também passam de 200, em temas como promoção e educação em saúde, saúde sexual e reprodutiva, prevenção de câncer, infecções sexualmente transmissíveis e cuidado obstétrico.

“Os coordenadores de área têm papel fundamental no processo de avaliação de cursos de mestrado e doutorado do Brasil. Cada coordenador lidera as comissões e grupos de consultores do seu campo de atuação. Também contribuem para o direcionamento da política nacional de desenvolvimento de pesquisa e de pós-graduação, subsidiando a diretoria da CAPES”, destaca a Profª Ana Karina. “A indicação representa um reconhecimento da pesquisa e liderança científica da UFC no cenário nacional e internacional”, completa.

Entre as expectativas para o quadriênio em que atuará como coordenadora, a professora espera “estimular a internacionalização acadêmica e estimular esse processo [de avaliação] como ferramenta de formação de docentes e discentes”, além de “colaborar de forma contínua para a discussão e definição da política nacional de desenvolvimento da pesquisa, tecnologia e inovação”, pontua.

ADJUNTOS – Além do Prof. Antônio Gomes e da Profª Ana Karina, outros quatro pesquisadores da UFC estão listados como coordenadores-adjuntos, que atuam sob a liderança do coordenador de área e se dividem em programas acadêmicos e profissionais.

A Profª Diana Cristina Silva de Azevedo, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (conceito 7), assume como coordenadora-adjunta de programas acadêmicos na área de Engenharias II.

A Profª Geanne Matos de Andrade, do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (conceito 7), assume como coordenadora-adjunta na área de Ciências Biológicas II.

O Prof. Charles Casimiro Cavalcante, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática (conceito 6), assume como coordenador-adjunto de programas profissionais na área de Engenharias IV.

Por fim, a Profª Maria Vital da Rocha, do Programa de Pós-Graduação em Direito (conceito 4), assume como coordenadora-adjunta de programas acadêmicos na área de Direito.

Fonte: Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.